Pílula do Dia Seguinte

·

·

, ,

A pílula do dia seguinte é considerada por médicos e cientistas como um contraceptivo de emergência, no entanto  existem muitas controvérsias e discussões polémicas a respeito do assunto, uma vez que muitas entidades de cultura religiosa e associações em defesa da vida e contra o aborto consideram a pílula do dia seguinte como uma forma abortiva disfarçada. Essa teoria é rechaçada pelos médicos, que afirmam que a pílula do dia seguinte funciona somente se ingerida até 72 horas depois da relação sexual.

Eficácia da Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é um método anti-concepção que deve ser ingerido preferencialmente antes de completar 12 horas depois da relação e até no máximo 72 horas depois da relação sexual, passado este prazo ele se torna ineficaz, ou seja, não terá mas nenhum efeito sobre uma possível gravidez. Atenção que são duas doses do remédio, a segunda dose deve ser tomada 12 horas após a primeira dose.

Resultados x Tempo

Para quem têm duvidas a respeito da eficiência da pílula do dia seguinte, os cientistas afirmam que sua capacidade de acção está vincula ao menor espaço de tempo entre a relação sexual e a ingestão da pílula, assim:

  • até 24 horas depois da relação as chances de evitar a gravidez são de 95%;
  • de 25 a 48 horas depois da relação a eficácia diminui para 85%;
  • de 49 a 72 horas depois sua eficácia cai para menos de 50%.

Assim a pílula do dia seguinte não é 100% garantida, nem mesmo sendo ingerida dentro das 12 primeiras horas, nesse período de cada 100 mulheres que fazem uso do medicamento 5 engravidam. É importante ressaltar que a pílula do dia seguinte, só tem efeito posterior a relação sexual, assim como não terá efeito por exemplo para duas ou três relações sexuais, pois ela serve para prevenir a gravidez que pode ter ocorrido no dia anterior e nunca a que virá a ocorrer.

Quando Usar?

Discussões a parte, o fato é que a pílula do dia seguinte é um eficiente contraceptivo, que deve ser tomado somente em casos específicos e esporádicos, quando não foi usado nenhum outro metido contraceptivo ou mesmo quando por acidente a camisinha estourou, ela não deve, sob hipótese nenhuma, substituir os métodos contraceptivos regulares e de rotina. A eficácia da pílula do dia seguinte é maior quanto mais rapidamente for tomada depois da relação, e proporcionalmente menor quanto mais tempo se passar e quanto mais comum for seu uso. As mulheres que usam a pílula do dia seguinte até 24 horas depois da relação, e que fazem uso do método esporadicamente, a sua eficácia chega a se de 95%.

A pílula do dia seguinte é um anti-contraceptivo de emergência e só deve ser utilizado por mulheres que tiveram algum acidente, furaram a camisinha, ou estavam desprotegidas naquele dia e em período fértil, ela NÃO deve ser utilizada regularmente a cada situação, pois cada comprimido tem o efeito hormonal de 10 comprimidos anticoncepcionais em média, ou seja, é uma bomba de hormônios no organismo da mulher que pode, com certeza apresentar efeitos colaterais posteriores, assim ela foi desenvolvida como uma medida de emergência.

Efeitos Colaterais da Pílula do Dia Seguinte

Os médicos quando receitam a pílula para suas pacientes avisam que um dos efeitos colaterais comuns e imediatos é o vomito e a diarreia, e no caso de se manifestarem esses sintomas na primeira meia hora depois da ingestão da pílula ela deve ser tomada novamente. Outros efeitos colaterais normais são alteração no ciclo menstrual, dor de cabeça, náuseas e sensibilidade nos seios decorrentes da alta dose de hormônio contida nas pílulas. Quanto a alteração do ciclo menstrual essa deverá perdurar por diversos meses, ficando muito difícil calcular o período fértil da mulher nos meses seguintes ao uso da pílula. As pessoas que tem maior sensibilidade orgânica devem solicitar ao médico um remédio contra enjoo para ser tomado junto.

Cartelas de Comprimido

Como Saber se Deu Certo

Uma das maiores duvidas de quem usa a pílula do dia seguinte é quanto a sua eficácia no seu caso ou não, e a maioria das mulheres fica muito ansiosa até que venha a sua menstruação, no entanto não existe maneira de prever se a pílula evitou a gravidez ou não, a não ser realizando exame de sangue que devem ser realizados se após três semanas a menstruação não houver decido. Os exames de farmácia são ineficazes nesse caso porque podem ter seu resultado alterado pela grande quantidade de hormônio no organismo da mulher. O atraso na menstruação é normal depois do uso da pílula, depende do organismo de cada pessoa, assim não existe uma forma certa de saber se a pílula teve o resultado desejado a não ser aguardar fazer o exame de sangue no prazo de 3 semanas, se necessário.

Comprimidos

A Pílula é Abortiva?

Um último esclarecimento sobre a pílula do dia seguinte é com relação a polémica questão dela ser ou não abortiva. O efeito da pílula é dificultar a passagem do espermatozóide pelo colo do útero e depois impedir sua fixação na parede do ovário, assim ele não é abortivo pois não deixa a gravidez acontecer. Isso explica o porque o método é tão mais eficaz quanto mais cedo for utilizado.

Não Deu Certo, Engravidei. E Agora?

Uma das grandes dúvidas que afligem as pessoas que usam a pílula do dia seguinte e mesmo assim a gravidez ocorre é se há algum risco para a saúde delas ou para o bebé feliz que conseguiu vir ao mundo. A resposta dos médicos é clara nesse sentido afirmando que não há nenhum registo de que algum problema já tenha acontecido ou possa a vir acontecer, o efeito da pílula do dia seguinte é somente evitar a fixação do óvulo fecundado no ovário não actuando sobre sua formação, portanto em caso de necessidade ela pode ser tomada com segurança.

Nosso Pitaco

Evitar a gravidez não planeada é um dos problemas da modernidade, mas quando abordamos este tema muitos outros vem a tona, e entre eles o principal é o sexo sem protecção e o risco das doenças sexualmente transmitidas – as temidas DST.  As relações sexuais cada vez mais precoces e descomprometidas, mais do que um problema moral, ético ou familiar, também são um problema de saúde pública, representado pelos altos índices de DSTs que podem levar seus portadores até a morte, como é o caso da SIDA, e muitas outras doenças que afretam mulheres e homens, que são transmitidas através das relações sexuais sem protecção. Por este motivo que tem se desenvolvida diversas campanhas nacionais incentivando o uso de camisinha, especialmente em épocas como o Carnaval e outras festas e eventos populares.

A consciencialização através de programas educacionais nas escolas, com certeza é a melhor forma de tratar esse assunto, tornando os jovens responsáveis efectivamente pelo uso de seu corpo. A pílula do dia seguinte pode ser um método eficiente e correto para adultos depois de algum problema com a camisinha por exemplo, ou outro contratempo, mas não deve ser utilizada de forma irresponsável e sem compromisso, como solução de todos os problemas.

Reportagem do Fantástico Sobre a Pílula do Dia Seguinte

Opinião de Especialista e Esquema de Como Funciona a Pílula do Dia Seguinte

Fonte


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1.552 comentários a “Pílula do Dia Seguinte”
  1. Avatar de Mark
    Mark

    Após tomar-se a pilula do dia seguinte, na tido ocorrido hemorragia nenhuma, o periodo pode nao atrasar e vir normalmente ?
    O periodo vir 6 dias depois de se tomar a pilula do dia seguinte é o periodo ou é efeito do comprimido ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Alguns dos efeitos colaterais normais são alteração no ciclo menstrual, dor de cabeça, devido à alta dose de hormônio contida nas pílulas. Quanto a alteração do ciclo menstrual essa deverá perdurar por diversos meses, ficando muito difícil calcular o período fértil da mulher nos meses seguintes ao uso da pílula. No caso, a pílula do dia seguinte não causa o “período”, pode causar sim o seu atraso, portanto, poderá ser apenas o dia que a sua parceira iria menstruar, pode não ter havido nenhuma alteração ao ciclo.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Obrigado pela resposta, tmbm penso que nao houve alteração no ciclo menstrual pois durou 28 dias este ciclo.

        Obrigado mais uma vez

      2. Avatar de alex
        alex

        minha namorada depois de tomar a pilula do dia seguinte vem mestruando a 12 dias com intervalos de 2 a 3 dias mim ajudem por favor

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          Ao tomar a pílula do dia seguinte pode desregular o ciclo menstrual!

  2. Avatar de joyci
    joyci

    Ola! tive relaçao sexual com meu namorado 3 dias seguidos sem proteçao! dia 21/04 , 22/04 e 23/04 no dia 24/04 tomei a pilula do dia seguinte que foi tomada antes das 72 hras da primeira relaçao.! gostaria de saber se a pilula vai funcionar,se eu devo tomar outra!..o que eu faço estou desesperada!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se foi tomada realmente antes de 72h do acto sexual a pílula irá cumprir o seu efeito, portanto não vemos motivos para alarme. Queremos no entanto alertar que, a pílula do dia seguinte não deve ser considerada como método contraceptivo, e deve ser tomada em último caso, portanto o mais aconselhado é usar preservativo nas relações com o seu namorado e/ou tomar a pílula convencional.

  3. Avatar de Lucas Matos
    Lucas Matos

    O cara da farmácia mandou eu dar as duas pílulas ao mesmo tempo porque já tava perto de completar 72 horas, mas transei com minha namorada uma três horas depois. Será que a pílula vai fazer efeito? Por favor me dá uma luz.

  4. Avatar de Loly
    Loly

    Bem estou um pouco aflita, tive relações com meu namorado no meu ultimo dia de período, e o perservativo rebentou, tomei nesse mesmo dia a pilula do dia seguinte, será que mesmo assim posso engravidar?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte é bastante eficaz no que toca a prevenir uma eventual gravidez, em casos como o mencionado. A toma foi tomada de forma correcta (menos de 72h depois, no seu caso foi apenas uma questão de horas).

  5. Avatar de Daniela
    Daniela

    Olá! Eu tenho 18 anos e tomo a pílula Yasminelle. Iniciei a toma por aconcelhamento do meu ginecologista por volta do mês de Novembro até ao mês de Fevereiro visto que tinha a menstruação absolutamente desregulada e ,portanto, chegado o mês de Fevereiro acabei com a toma de Yasminelle. No dia 16 de Abril tive relações sexuais com o meu namorado e o preservativo rompeu-se por isso tomei a pilula do dia seguinte (Postinor 1500 microgramas) após meia hora do sucedido. A menstruação veio exactamente no dia previsto (23 de Abril) no entanto estive 49 dias até ocorrer a menstruação seguinte (11 de Junho) isto devido aos efeitos secundarios da pilula do dia seguinte. suponho. Ora com receio de que fosse continuar mais tempo na aflição da espera da menstruação iniciei, por vontade própria, a toma de Yasminelle no dia 13 de Junho que acabaria no dia 3 de Julho no entanto esqueci-me de tomar o comprimido do dia 2 de Julho com mais de 12 horas de atraso portanto segui as instruções dadas e como estava na 3º semana da toma iniciei a semana de intervalo e não tomei mais comprimidos. A questão é, já estou no dia 5 de Julho e ainda não ocorreu a menstruação quando deveria ter ocorrido no dia 2 pois o último comprimido que tomei foi no dia 1. Devo mencionar que tive relações sexuais durante a toma da pilula mas sempre protegidas. Também é relevante o facto de me encontrar no último ano do secundário e, confesso que, com os exames nacionais, exame de condução e etc é complicado manter a calma portanto será esta demora normal ou tenho mesmo razões para me preocupar? Apenas quero saber qual a opinião acerca do caso. Desde já, agradeço a atenção. Cumprimentos.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Os procedimentos que teve com a pílula, no que toca ao esquecimento, foram os correctos. O facto da menstruação estar atrasada não implica de todo que esteja grávida, tal como informa encontra-se no último ano do secundário, em época de exames, ainda com exame de condução, e tudo mais, são factores suficientes de stress e uma mudança brusca de um momento para o outro, o que poderá levar ao atraso da menstruação. Não vemos grandes razões para se preocupar.

  6. Avatar de jameuni
    jameuni

    olá boa tarde….mais uma vez agradecia qe me ajudacem a perceber tal coisa….
    outro dia tive relaçoes durante o periodo fertil, tomei a pilula quase no 3º dia praticamente faltavam ja poucas horas ,o meu periodo n apareceu adiantado ,voltei a faze-lo mas n tomei a pil novamente pqe achei qe o periodo fertil estivesse anulado por ter tomado aqela vez….jah passam duas semanas e alguns dias desde qe tomei a pilula a menstruação ainda n apareceu mas, ja sinto dores nas pontas dos seios, o qe qero saber é se é normal n haver menstruação apos a pil ou se ela é qe n fez efeito algum?apos atoma da pil o periodo fertil anula-se ou n?
    ….estou com diarreia mas ja passam duas semanas desd qe tomei!
    isso qer dizer qe corro o risco de tar gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O atraso da menstruação é um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, é perfeitamente normal. Se de facto, a primeira pílula tomada estava no seu período fértil, então a segunda relação não estaria no seu período fértil.

    2. Avatar de pedrosa

      eu e o meu namorado tivemos relacoes desprotegidas e axei me esqexita e fiz o teste de gravidez e deu me negativo. entretanto tivemos relacoes ao fim de uns dias, e mal protegidas e tomei a pilula do dia seguinte logo de seguida e tomei o nerlevo ao fim de uns dias de ter tomado apareceu me um periodo muito abundante penso qe seija hemorragia a minha duvida e a seguinte se esta hemorragia pode ou n significar que tenho alguma pussibilidade de estar gravida … e o meu periodo ser mt irregular e se tem algum perigo por isso acontecer ! obrigadaa

      1. Avatar de pedrosa

        agradecia resposta a minha situação o mais rapido possivel obrigada

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          A sua questão já se encontra respondida.

          1. Avatar de pedrosa

            entao esta a me querer dizer qe ao ter esta hemorragia posso ficar gravida e isso ? n percebi bem .. nao qeria estar gravida de maneira alguma neste momento ! e que eu nao sei qando estou no meu periodo fertil devido ao meu periodo ser mt desregulado desde o inicio … como e qe eu posso ver qando estou no periodo fertil se o meu periodo e desregulado ? e’ 5 dias antes e 5 dias depois de ter o periodo ? qe consigo ver se estou ou n no periodo fertil ?
            voltando ao assunto anterior como neste momento a hemorragia esta a terminar devo entao fazer outro teste de gravidez ? para ter a certeza qe nao possa estar gravida!? agradecia resposta o mais rapido possivel obrigada

          2. Avatar de Planeamento Familiar

            Antes de mais lamentamos a demora na resposta. Tendo um ciclo desregular é mais complicado saber quando está em período fértil. No entanto se o seu desejo é não engravidar a melhor forma não é evitar ter relações em período fértil, é sim precaver-se. A pílula além de a proteger ajuda a regular o seu ciclo. Se não teve uma menstruação (apenas uma hemorragia) sim, seria de todo aconselhável realizar um novo teste.

      2. Avatar de Planeamento Familiar

        Se o seu desejo é engravidar está sem dúvida no caminho certo. A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerado como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência, e como o nome diz, deve ser tomada só em casos de emergência. Posto isto, como pode verificar no artigo, a sua toma pode advir alguns efeitos secundários, nomeadamente desregular o ciclo. Na primeira relação, pelo que percebemos não foi tomada a pílula do dia seguinte, se estava em período fértil sim, poderia originar uma gravidez. O resultado pode ter sido um falso negativo dependendo do tempo decorrido entre a relação e a data que fez o exame.

  7. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Boa noite…
    Entre mim e o meu namorado houve penetração sem preservativo, mas quando chegou a altura de o liquido sair ele parou e vestimo-nos… é possivel eu estar gravida?
    Ele nao usa lubrificante…

    Quanto custa mais ou menos a pilula do dia seguinte?

    Espero rsposta 😉

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de não ter havido ejaculação não impede uma gravidez. Quando é dito que o próprio lubrificante masculino já contém espermatozóides, deve-se enaltecer o próprio, pois é um mecanismo do homem, ele não precisa de usar, pois é uma reacção normal do homem durante o acto. Como tal se houve contacto de espermatozóides com o seu canal vaginal e se estava no período fértil, pode ocorrer de facto uma gravidez. No que toca à pílula do dia seguinte, essa não deve ser tomada de forma leviana devido aos seus efeitos secundários, a situação que teve seria facilmente evitada se tomasse a pílula e/ou tivesse usado preservativo. Quanto ao seu preço, aqui em Portugal é cerca de 3,5€

      1. Avatar de anonimoo :)
        anonimoo 🙂

        Pois, mas ele garante que não saiu nada mesmo… não existe nada que eu possa tomar para nao engravidar AGORA… ?

        E se eu tomar a pilula do dia seguinte agora, não dá nada?

        É que nao posso mesmo estar grávida :c

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          Se não passaram 72h do acto pode tomar a pílula do dia seguinte, no entanto a sua situação era facilmente evitável utilizando o preservativo e/ou se tomasse a pílula normal. A pílula do dia seguinte deve ser tomada só em casos de emergência, o que não nos parece ter sido o seu caso, que poderia facilmente ter evitado. Já considerou marcar uma consulta com o seu médico de família e/ou ginecologista para iniciar a toma da pílula?

  8. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Mas ele diz que não deitou nada… Não há nada que possa tomar agora, para evitar que esteja gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Como é que ele sabe? Ele nem sente o lubrificante a sair. Mas se tem tanta certeza, se não houve contacto com espermatozóides não há com que se preocupar.

  9. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Desculpe os dois comentário, mas foi sem querer .s

  10. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Já pensei, mas os meus pais iam saber que ja nao sou virgem?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula não serve apenas para prevenir uma gravidez, serve também para regular a menstruação, por exemplo.

  11. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    O Lubrificante começa a sair quando?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não há um momento exacto, o lubrificante sai sempre que seja necessário lubrificar o pénis!

  12. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Sim sim, mas para isso o genecologista tem que fazer exames, e tem os meus pais nao vao saber que ja nao sou virgem?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Primeiro não há motivos para esconder tal coisa, deveria ter uma relação aberta com os seus pais para que os mesmos também a possam ajudar. No entanto, se tiver pelo menos 16 anos, se for a uma consulta a um ginecologista ou mesmo de planeamento familiar, a consulta é consigo só, por isso não há necessidade de passar informação aos seus pais.

  13. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Se eu for agora a um planeamento familiar eles conseguem saber se estou?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não. Para saber se está grávida terá que fazer um teste de gravidez.

  14. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Muito obrigada… O meu periodo está atrasado, mas creio que nao estou grávida, pois o preservativo rompeu, por isso usei o termo “sem preservativo”

    O meu namorado diz que normalmente o lubrificante, a ele, sai um pouco antes da ejaculação… e antes de se ejacular ele tira para não chegar a acontecer isso, pois ambos temos medo do metodo contraceptivo já falado…

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      No entanto o líquido que é libertado um pouco antes de ejacular não é o lubrificante é sim o líquido pré-ejaculatório, e o facto de retirar o pénis momentos antes de ejacular (coito interrompido) de nada impede uma gravidez. Mas ainda bem que lhe pudémos ajudar, qualquer outra dúvida não hesite.

  15. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Muito obrigada, o que é certo é que ainda nao tenho sintomas de nada, só a mestruação é que esta atrasada

  16. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Qual a probabilidade que tenho de engravidar sem ejaculação?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Desde que haja contacto de espermatozóides com o canal vaginal, a probabilidade é precisamente a mesma que se tivesse havido ejaculação!

  17. Avatar de anonimoo :)
    anonimoo 🙂

    Quanto custa um teste de gravidez?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Variam bastante, mas há desde os 7€ +/-

  18. Avatar de Anonino
    Anonino

    Boa noite! Estou com uma dúvida!

    Hoje por volta das seis horas tomei a pilula do dia seguinte,cerca de 1 hora após o acto sexual, pois o preservativo rebentou, acontece que, no mesmo dia de noite, e, talvez porque tive bebe há 5 meses e resultante disso fiquei com pouca lubrificação, o preservativo voltou a rebentar.

    Já li várias comentários em vários sites, e pelo que me parece ter percebido, no meu caso, o facto de já ter tomado a pilula hoje não é impedimento para haver uma gravidez no segundo acto sexual, pois já tinha tomado a pilula do dia seguinte.

    A minha pergunta, em concreto é, uma vez que esta pilula serve de “bloqueador” e tem um grau elevado de hormonios, pode impedir esta gravidez, ou tenho de tomar outra pilula para prevenir o segundo rompimento do preservativo?!

    Estou um bocado aflita.

    Obrigado.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Boa noite, em relação à sua questão, quando toma a pílula do dia seguinte é preciso que a mulher tome duas pílulas do dia seguinte, havendo um intervalo de 12 horas entre a primeira e a segunda pílula. Quanto mais cedo for a ingestão das pílulas, melhor as chances e condições, pois ela evita que os espermatozóides fecundem o óvulo. Caso isso já tenha ocorrido, as pílulas fazem com que o óvulo não consiga ser implantado no útero, o que impede a gravidez. Porém, como todo método contraceptivo, há uma possibilidade de falha: mesmo se ingerida de acordo com as recomendações, pode ser que a pílula do dia seguinte não consiga evitar a gravidez, a margem disso acontecer gira em torno de 2% dos casos.

      No entanto, já considerou iniciar a toma da pílula normal, para evitar recorrer à do dia seguinte?

  19. Avatar de anonimato
    anonimato

    Como distinguimos o periodo do sangue que poderá, eventualmente deitar numa gravidez?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Presumimos que saiba o que é e como é uma menstruação, assim sendo deve comparar com a “Menstruação na Gravidez

  20. Avatar de luana
    luana

    Bom dia !!!
    Estou super nervosa, tive relação com meu namorado na ultima semana de junho, não houve ejaculação, no dia 4 de julho tivemos 2 relações uma atras da outra com ejaculação interna, uma semana depois tivemos uma outra relação mais rápida e sem ejaculação.. Para se prevenir, tomei meus remédios normalmente nessa semana e no dia 5 de julho tomei a pílula do dia seguinte, continuando meus remédios até a metade da segunda semana.. Minha menstruação não veio, fiz o teste da urina e deu positivo, será que estou grávida ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Quando diz “para se prevenir, tomei meus remédios normalmente nessa semana”, presumimos que esteja a referir-se à pílula, se sim, a toma não tem que ser feita “normalmente” só durante uma semana, mas sim sempre. Como tal, o comportamento que teve foi de risco, o que poderá resultar de facto numa gravidez, o que parece estar comprovado com o teste da urina.

  21. Avatar de Julia
    Julia

    Minha menstruação ainda não veio e eu estou bastante preocupada, pois, eu peguei no pênis do meu namorado e sentir o lubrificante e não me recordo de ter botado a mão na minha vagina. O lubrificante tem espermatozoides?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, o lubrificante masculino já contém espermatozóides.

  22. Avatar de Laura
    Laura

    Boa tarde! A minha questão é a seguinte: faz cerca de 4 meses que tomo o anticoncepcional oral, no entanto no dia 4Julho vomitei 2 horas após ter tomado a pílula, e no dia seguinte (5Julho à tarde) tomei a pílula do dia seguinte, porque tinha tido relações desprotegidas no domingo (3Julho) e estava na 1ªsemana da toma da pilula. Na farmácia aconcelharam a fazer a toma da pilula do dia seguinte e deixar de tomar a pilula oral ate ter novamente menstruação. Assim fiz. No sábado (9Julho) durante a noite notei uma manchinha e efectivamente no domingo (10Julho) verifiquei que tinha descido a menstruação ou pelo menos tive um corrimento de sangue durante o domingo,segunda e muito pouco na terça. Assim, iniciei nesse mesmo dia (10Julho) uma nova carteira da pilula oral – 21 dias. Queria chamar a atenção para o facto de que a data de deveria vir novamente seria por volta de 23Julho, ou seja, adiantou 13 dias.Desde então não voltei a ter mais nenhum sangramento. Neste momento já tomei uma carteira de comprimidos-21 comprimidos (terminou no passado sábado-30 Julho), mas continuo aguardando pela nova menstruação. Tenho hipoteses de estar grávida? a partir de que momento voltarei a estar protegida? Acha que procedi correctamente?
    Aguardo resposta, obrigada!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte tem diversos efeitos colaterais normais, sendo alguns deles, alteração no ciclo menstrual, dor de cabeça, náuseas e sensibilidade nos seios decorrentes da alta dose de hormônio contida nas pílulas. Portanto, o facto da menstruação ter aparecido antes do previsto pode ser considerado “normal”. Quanto ao facto de não ter vindo até à data nova menstruação, mesmo após toma integral de nova embalagem da pílula, também não é de todo “alarmante”, uma vez que no que toca à alteração do ciclo menstrual, poderá perdurar por diversos meses, ficando muito difícil calcular o período fértil da mulher nos meses seguintes ao uso da pílula. No entanto, se quiser ficar mais descansada poderá sempre realizar um teste de gravidez para tirar as dúvidas.

  23. Avatar de ABT
    ABT

    Ola eu e minha namorada fizemos sexo sem proteçao 8 dias apos o ultimo dia de sua menstruaçao, 3 horas depois ela tomou a pirula do dia seguinte conforme a bula no entanto estavamos despreocupados ai 3 dias depois no caso ontem ela me disse que começou a ter um pequeno sangramento vaginal e estamos com medo isso é normal, pois ela me disse que tomou a pirula a 2 anos atraz e nada disso aconteceu .. me ajude …

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Primeiro, pelo que dá a entender, o não uso de protecção foi por livre e espontânea vontade, no entanto deveria ter noção que a pílula do dia seguinte apenas deve ser utilizado como contraceptivo de emergência, e não como um contraceptivo “banal”, pois a pílula do dia seguinte tem vários efeitos secundários devido à sua alta dosagem de hormônios.
      Segundo, o sangramento que a sua namorada teve, pode ser considerado “normal”, pois um dos efeitos colaterais normais são a alteração no ciclo menstrual, dor de cabeça, náuseas e sensibilidade nos seios decorrentes da alta dose de hormônio contida nas pílulas. Quanto a alteração do ciclo menstrual essa deverá perdurar por diversos meses, ficando muito difícil calcular o período fértil da mulher nos meses seguintes ao uso da pílula.

  24. Avatar de Preocupado

    Ocorreu no dia 1 ejaculação interna apos o horário previsto a namorada tomou a pílula do dia D, apos a segunda dose, precisamente 5 horas ocorreu o rompimento da camisinha! Gostaria de saber se ha possibilidade de gravidez, veja que isso só ocorreu com menos de 6 horas de tomar a segunda dose da pílula do dia D

  25. Avatar de rakel
    rakel

    ola boa noite
    A PGT é : eu transei com meu namorado cem camisinha, e eu estou no periodo fértil
    e tomei apenas 1 dose na qual seriam duas
    queria saber c 1 pilula so tem alguma eficacia e pde evitar essa gravidez inesperada
    obg !

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A toma correcta são 2 doses! Se 1 dose pode funcionar? Pode, no entanto não é garantido. Tenha em atenção que a pílula do dia seguinte tem vários efeitos secundários e não deve ser tomada de “ânimo leve” e sim como um contraceptivo de emergência.

  26. Avatar de ABT
    ABT

    nao agente estava com proteçao, mas a camisinha estourou eu ejaculei nela, ai ela com emergencia tomou a pirula 3 horas depois, e assim ela menstruou do dia 19 ao dia 24 e fizemos sexo dia 1 ela nao sabia se estava no periodo fertil e apos 3 dias de pirula começou a sangrar levemento e agora esta sangrando mais queria saber se isso é normal pois nao fazia nem 13 dias que tinha parado de descer pra elaa e começou a descer mais e ela esta com colica gostaria de saber se ela pode tomar remedio para dor, eu recomendei que nao por preocauçao e assim eu sou conttra ao uso dessa pirula mais foi apenas de emergencia e camisinha sempre queria saber se td oq ela esta sentinto eh normal e se ela pode tomar remedio para dor …espero a resposta

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Confesso que tivemos algumas dificuldade em perceber a sua questão, mas vamos responder consoante o que percebemos. Durante uma relação o preservativo rebentou e 3h depois houve a toma da pílula do dia seguinte, certo? Aqui o procedimento foi correcto, e um dos efeitos secundários da pílula do dia seguinte é precisamente cólicas, e poderá desregular o ciclo menstrual, o que pode justificar os sangramentos que teve. No entanto para prevenir o melhor é marcar uma consulta com o seu ginecologista caso a situação persista.

  27. Avatar de luana
    luana

    Ola tive relação com um rapaz que conheci. Usamos caminhisa, mas segundo ele tinha ejaculação precoce! ele gozou 3 min depois dentro de mim, mas com camisinha( nunca fiz isso) ,
    Apos fizemos tivemos outa relação . Contudo nossa relação durou das 4:30 ate as 7:30 da manha( madrugada de domingo).
    Na segunda feira por volta das 14:30 tomei a pilula do dia seguinte.
    Assim passaram se 30 hrs.
    Estava no meu dia fertil E ME PREVINI ao maximo.
    Uma semana depois de tomar a pilula meus bico do seio doi q nem posso encostar mas ate agora não mestruei > Sera q corro risco?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Como provavelmente sabe, nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, e no caso da pílula do dia seguinte, as tomas feitas no período de 25 a 48 horas depois da relação a eficácia diminui para 85%;

  28. Avatar de Ajuda
    Ajuda

    Bom dia.. minha namorada esta tomando anticoncepcional a cerca de 20 dias… na quarta-feira da semana anterior tivemos relação e a camisinha rompeu.. em seguida ela fez uso da pilula do dia seguinte, cerca de 40 min. apos a relação.. neste ponto surge nossa primeira duvida.. ela continuou tomando o comprimido anticoncepcional após os “dois dias” em que ingeriu a pilula do dia seguinte.. (por serem duas doses) esta é uma conduta correta? ela pode continuar tomando a cartela normalmente? nossa segunda duvida surge, em razão de que no domingo mantivemos relação novamente, e por alguns instantes antes de colocar a camisinha, a pedido dela, mantivemos relação sem o metodo, mas no entanto “sem ejaculação”, logo após vindo a utilizar a camisinha… lendo algumas explicações acima vi que mesmo o liquido lubrificante liberado pode conter uma certa quantidade de esperma. Ela continua tomando o anticoncepcional, mas não veio a utilizar a pilula do dia seguinte novamente, pela alta quantidade de hormonios que ja havia ingerido dias antes… Pode haver risco de uma gravidez nestas circunstancias? a quantidade de esperma presente no liquido lubrificante é elevada a tal ponto? Desde ja obrigado pela atenção…

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se a toma da pílula é feita correctamente a sua eficácia é bastante elevada, sendo desnecessário ter tomado a pílula do dia seguinte. Em relação ao resto da sua questão, de facto, o próprio lubrificante masculino já contém espermatozóides suficientes para originar uma gravidez caso a mulher esteja em período fértil, no entanto, mais uma vez, se a toma da pílula for correcta é pouco provável que haja período fértil, já que essa é uma das funções da pílula, inibir o período fértil.

  29. Avatar de hanna
    hanna

    tive relações com meu namorado pela primeira vez no dia 30 de julho e por pura irresponsabilidade não usamos camisinha, tomei uma pilula e tudo bem, menstruei normalmente e resolvemos ser altamente responsáveis a partir de então… sendo que nesta quinta (18/08) o preservativo estourou e eu tive que tomar outra pilula… e como eu tomei por duas vezes em menos de um mês estou BASTANTE preocupada, eu sei que eu corro risco de estar gravida, mas as chances são tão altas assim como dizem? ou eu devo me tranquilizar um pouco?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Antes de mais, é bom ter tomado consciência que na primeira situação houve uma irresponsabilidade da vossa parte, já a segunda pode acontecer e ninguém consegue prever, e aqui sim, faz todo o sentido tomar a pílula do dia seguinte. No que toca à sua questão, a primeira coisa que deverá ter em mente é que não existem métodos contraceptivos 100% eficazes, portanto, mesmo tomando a pílula do dia seguinte poderá ocorrer uma gravidez sim. Em segundo lugar, se a toma foi feita correctamente, as probabilidades de gravidez são mínimas, por isso não se preocupe, no entanto há que ter em atenção os efeitos secundários que advém da toma da pílula do dia seguinte, podendo desregular o seu ciclo menstrual por algum tempo, podendo inicialmente pensar que poderá estar grávida.

  30. Avatar de Joana
    Joana

    Se vomitar 4 horas após a ingestão da piplula do dia seguinte, ela tem a mesma eficácia? Não é necessário tomar outra?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, mantém a eficácia, deveria se preocupar era se vomitasse até 2h após a sua toma. No entanto, não se esqueça a toma são de 2 comprimidos.

  31. Avatar de Joana
    Joana

    Agradeço a resposta, mas gostaria de clarificar que é apenas um comprimido (1,5 mg de Levonorgestrel). Neste caso, a vossa resposta mantém-se?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, a resposta mantém-se, no entanto, e geralmente, a pílula do dia seguinte é composta por 2 doses (2 comprimidos) sendo que a segunda dose deve ser tomada 12 horas após a primeira dose.

  32. Avatar de Inês
    Inês

    Boa tarde! Estou preocupada com uma situação e não tenho a certeza do que fazer!! Esta semana foram os 7 dias normais que não tomo a pilula para me vir o periodo..ou seja do dia 29Agosto ao dia de hoje 4 Setembro são os 7 dias que não estou a tomar pilula e que me vem o periodo…e hoje teria de recomeçar a tomar a pilula mas acontece que esta manhã tive relações com o meu namorado sem preservativo e eu ainda sem ter tomado a pilula..já deixei de ter periodo desde ontem de manhã… Por não ter ainda recomeçado a tomar a pílula hoje, por ele não ter usado nenhuma protecção e se ter vindo dentro de mim…posso engravidar se deixar passar e tomar a pilula normal hoje ou devo tomar hoje a pilula do dia seguinte?? Obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Durante a pausa dos 7 dias a protecção da pílula ainda mantém-se. Não há qualquer problema na sua situação, deverá retomar a toma da pílula à hora normal e continuar depois a toma.

  33. Avatar de Kaká
    Kaká

    Olá!! No dia 27 de agosto eu e meu namorado tivemos relações e a camisinha estourou. Depois de 5 horas tomei Posato Uni, de dosagem única. Nessa época eu estava no 22 dia após minha menstruação, ou seja, após o período fértil. 6 dias depois o preservativo rompeu outra vez, creio que por falta de lubrificação minha. Fiz, portanto, o teste de gravidez de farmácia, que deu negativo, apesar do fato de que eu ainda n~ao me encontrava no sétimo dia após a relação. Eu novamente tive que tomar a pílula do dia seguinte. Isso ocorreu sexta, dia 2 de setembro. Comprei a pílula que contem 2 doses, mas acabei tomando as 2 de uma vez, 3 hs após a relação. Desde então, meus peitos estão inchados, doloridos, tenho a impressão de estar com retenção de líquido, estou com dor abdominal. Nao sei se estou de TPM, se estou sofrendo os efeitos colaterais de 2 pílulas do dia seguinte ou se estou gravida. Tive a infelicidade de passar por 2 rompimentos de camisinhas em 6 dias. Nao uso pílula no dia a dia, mas sempre usamos camisinha. Normalmente meu ciclo dura de 31 a 35 dias. Diante da descrição do ocorrido, você acha que posso estar gravida? Se sim, acha que com chance baixa ou alta? Dia 20 farei inúmeros exames, inclusive papa nicolau e todos os de DST. crê que eu deva fazer exame de farmácia ou devido a alta quantidade de hormônio o resultado poderá nao ser verídico? Obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Alguns dos sintomas que sente podem ser efeitos secundários devido à alta dosagem de hormônios contidos na pílula do dia seguinte, ainda para mais 2 tomas em menos de uma semana.
      A pílula do dia seguinte costuma ser bastante eficaz, quando tomada de forma correcta, no que toca a prevenir uma gravidez nessas situações de emergência como é o caso do rompimento do preservativo, que é impossível de prever, no entanto, pela situação relatada não vemos motivos para se preocupar com tal. Boa sorte nos exames 🙂

  34. Avatar de Mary
    Mary

    Olá.

    Eu e o meu namorado não temos relações sexuais normais, porque eu tenho medo de engravidar. Porém hoje estavamos sozinhos e pensamos em experimentar sexo anal. Eu não tomo nada e ele nao usou preservativo. Ele estava a fazer e de repente o pênis dele saiu e voltou a entrar. Depois ele parou porque disse que tava a magoar. Eu fiquei com a ideia que o penis dele possa ter entrado na minha vagina (entrado e saido logo). Ele diz que não aconteceu isso. Mas não consigo ter a certeza. Gostaria de saber se há possibilidade de gravidez. Aconteceu hoje. Ainda posso tomar a pilula do dia seguinte. Porém tenho medo de ser desnecessário, e me fazer preocupar ainda mais do que já estou. Agradecia uma resposta com brevidade.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Como é que não tem a certeza se o pénis entrou na sua vagina? Deveria sentir isso. Em todo o caso, só seria factor preocupante no que toca a uma gravidez, se estivesse em período fértil e se tivesse havido contacto de espermatozóides com o seu canal vaginal, o que não nos parece ter sido o caso, pela forma que relata.

  35. Avatar de Carla
    Carla

    Transei com o meu namorado no dia 20 de agosto, a camisinha estourou. No dia 22 tomei a pílula do dia seguinte. Era para a minha mestruação descer dia 23, mas desceu somente dia 28. Fiquei incuncada que poderia está grávida e já realizei dois teste de farmacia que deram negativo. Hoje é dia 10 de setembro e estou sentindo dores de cabeça, meu mamilo está levemente dolorido e tenho asia, será que isso tudo é psicologico ou será que há probabilidade de eu estar grávida??
    Muito Obrigada.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O atraso menstrual pode ser justificado com a toma da pílula do dia seguinte, já que um dos efeitos secundários da mesma é o atraso menstrual. Bem como alguns dos sintomas que diz sentir também podem ser consequência da toma. No entanto se de facto menstruou então não vemos motivos para se preocupar com uma eventual gravidez, e os 2 testes realizados reforçam isto.

  36. Avatar de Paola
    Paola

    Oi gente me ajudem por favor!
    Uso a 5 anos o anticoncepcional Diclin e decido emendar 2 cartelas sem pausa.e ontem tive relações e meu namorado estava sem camisinha só que ele gozou fora,e estou em duvida se tomo a pilula D ou não precisa..me ajudem por favor tomo a pilula ou num tem necessidade?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se toma ou não a pílula do dia seguinte ficará ao seu critério, no entanto, pelo que mencionou, o que percebemos é que fez 2 cartelas seguidas sem pausas, correcto? Se sim, a eficácia da pílula mantém-se, não havendo motivos para se preocupar. No entanto gostaríamos de salientar que, o facto de não ter havido ejaculação interna, vulgo coito interrompido, de nada previne uma gravidez.

  37. Avatar de fer
    fer

    Oi, sou Fernanda.. perdi a virgindade a pouco tempo. Eu e meu namorado nas ultimas semanas não estamos mais usando camisinha, eu acabei tomando duas pilulas na mesma semana, por medo de engravidar. No ultimo final de semana, ficamos 4vezes juntos e ele ejaculou dentro.. ficamos a primeira em um sabado sem ejaculação, depois na segunda com ejaculação, terça 3 vezes com ejaculação, eu tomei uma pilula na terça 00h00 dai sim fiquei 3 vezes na terça de madrugada, e depois tomei a segunda dose na terça 12h00. Não sei qnd desce pra mim, e nem periodo se é de 26 semanas/ 28 semanas, não tenho controle, então não sei se eu estava fértil. Eu to me sentimento muuuito mal, acho por ter tomado 3 pilulas em um mês, tendo dores na barriga e ânsia. Minha dúvida é se posso estar grávida? Se eu não estava no meu périodo fértyil, não tem como estar grávida né.. para engravidar tem que estar no periodo fértil, porém também eu não sei se estava né. E a pilula que tomei antes do sexo, e a segunda dose tomei depois, tem efeito?

    Obrigada, URGENTE!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Só é possível engravidar se estiver em período fértil. O seu comportamento é de risco sim, e com alguma irresponsabilidade pelo meio, pois se o seu desejo é não engravidar então terá que tomar precauções. A pílula do dia seguinte não é, nem deve ser considerado um método contraceptivo, como tal só deve ser utilizado em situações de emergências e não em casos banais como o que relatou, que só não foi precavido porque não quiseram (pelo que deu a entender). O facto de ter tido relações sexuais em que não houve ejaculação, vulgo coito interrompido, de nada previne uma gravidez. Os sintomas que diz sentir podem de facto estar relacionados com a toma da pílula do dia seguinte, ainda para mais 3 no mesmo mês. Um dos efeitos secundários da toma da pílula seguinte é o atraso menstrual, com 3 ainda mais probabilidade tem de acontecer, portanto fica complicado saber quando virá a sua menstruação seguinte. Portanto se o seu objectivo é engravidar está no caminho correcto, caso não seja, o melhor é marcar uma consulta de planeamento familiar para se informar melhor.

  38. Avatar de Inês
    Inês

    Ola , muito boa noite. Por favor ajudem-me!
    Eu estive com menstruação de dia 31 a 5 de Julho, depois estive com o meu namorado dia 18 de Agosto, (provavelmente estaria no periodo fértil), eu estava de calças e ele de boxers, mas estivemos bastante cumplices e ele lubrificou com o liquido pré-ejaculatório mesmo perto da minha vagina mas eu continuava de calças. Isto aconteceu por volta as 20horas. Fiquei cheia de medo e no dia seguinte ás 16horas tomei a pilula do dia seguinte. 6 dias depois, ou seja dia 25 de Agosto, deu-me cólica de manhã e quando fui ah casa de banho tinha sangue, achei que fosse periodo e entao começei a tomar nesse mesmo dia pilula contraceptiva. A minha grande duvida é se o sangue foi apenas hemorregia ou periodo. Durou apenas 3 dias, de altos e baixos. Acabou agora a primeira carteirinha de pilula contraceptiva e tenho medo que o periodo nao me venha. Ja nao aguento mais , ajude-me.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Em relação a uma possível gravidez, pela situação relata não vemos quaisquer motivos para se preocupar. A toma da pílula do dia seguinte não era necessária, no entanto reforça mais os motivos para não se preocupar com uma eventual gravidez. Já o corrimento, sangramento, que teve, pode ser efeito secundário da pílula do dia seguinte, e se por ventura não ocorrer menstruação este mês não significa que esteja grávida, pode suceder de andar preocupada/stressada com a situação e/ou mesmo, um dos efeitos secundários da pílula do dia seguinte é o desregular do ciclo. Não se preocupe.

      1. Avatar de Inês
        Inês

        Muito obrigada , aguardarei a menstruação sendo assim. Uma vez que nao venha nos 7 dias , deverei tomar outra carteirinha de pilula anticoncepcional no 8º dia , certo ? :s Já estou no 3º dia da pausa e nada :s

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          Sim, após os 7 dias de pausa deverá iniciar a nova toma.

          1. Avatar de Inês
            Inês

            obrigada 🙂 a menstruação já me veio 🙂
            muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo vosso trabalho 🙂

          2. Avatar de Planeamento Familiar

            Disponha, qualquer outra dúvida não hesite.

          3. Avatar de Inês
            Inês

            Boa tarde, a cima referi que me tinha vindo a menstruação, veio 4 dias e voltei a tomar outra carteirinha de pilulas. Isto dia 22. Mas desde ontem que não suporto as dores que tenho nos seios. Estão inchados, e duros. E o mamilo aumentou de diametro. Voltei à base, com medo de uma suposta gravidez. Mas tal como disse , é impossivel. Com 2 menstruações já. Pensei que fosse pela ingestao de demasiados hormonios, da pilula de dia seguinte e novynette. Posso tambem estar-me a dar mal com a pilula, visto que é apenas a 2ª carteirinha que tomo :s Se me poderem ajudar 🙂

          4. Avatar de Planeamento Familiar

            De facto pode estar relacionada com a pílula do dia seguinte e a sua alta dosagem de hormônios, por isso que não é aconselhável a sua toma a não ser mesmo em situações de emergência. O melhor mesmo se as suas dores continuarem é consultar o seu médico, quanto mais não seja para lhe aliviar as dores.

          5. Avatar de Inês
            Inês

            Boa noite , então é o seguinte , mesmo com as 2 menstruações tinha medo e então fui ao espaço jovem e fiz o teste de gravidez, mas nao foi a primeira urina :s Deu negativo e entretanto já me veio uma 3ªmenstruação desde o dia em que estive mais intima com o meu namorado. Mas continuam as dores nos seios e o inchaço abdominal e eu volto a ter medo de uma gravidez. A pergunta é se o teste de gravidez à urina faz efeito mesmo não sendo a primeira urina do dia e nao sendo tão concentrada? E a segunda pergunta é se na gravidez ocorre menstruação com a pilula anticoncepcional, visto que nao existe ovulação, é sangramento, pensei que podesse ocorrer mesmo gravida.
            Estou a ficar doida :s

          6. Avatar de Planeamento Familiar

            Apesar do que muitas pessoas indicam, não há menstruação (diferente de sangramento) durante a gravidez. O teste, mesmo não sendo com a primeira urina da manhã, no seu caso e no tempo passado já daria um resultado fidedigno, como tal não vemos motivos para se preocupar em relação a isso. Em relação às dores que diz sentir o melhor mesmo será procurar o seu médico, já que duram há algum tempo, pelo que percebemos.

          7. Avatar de Inês
            Inês

            é importante realçar que a ultima menstruação pareceu normal, de 4 dias, mas sinto enjoos, muito inchaço abdominal, inchaço nos seios e dores.

      2. Avatar de Inês
        Inês

        Obrigada pelas palavras 🙂 Parabens pela otima equipa 🙂
        Então foi assim, eu acabei por voltar ao espaço jovem para fazer um novo teste à urina e voltou a dar negativo, se estivesse grávida era pois de 9 semanas já, pelo que acho que daria positivo com certeza, certo ? Posso definitivamente esquecer a ideia nao é? 🙂

        Outra coisa, falei das dores nos seios e a médica sugeriu que mudasse a pilula, de Novynette para Miranova. Eu estive a ler e o que muda é o desogestrel que passa a levonorgestrel. A minha duvida é quanto à eficácia e às contra-indicações. Na bula li que na Miranova, ao invés da Novynette, a contracepção não é todo o mês, incluindo a paragem de 7 dias. Gostaria que me esclarece-se se possivel 🙂 Estou com um pouco de receio, porque a Miranova tem bastante mais contra-indicações (incluindo tensão mamária e dor).

        Por ultimo a médica falou que se não passassem as dores para voltar lá e fazer uma ecografia. Na altura nem questionei porque nem pensei no assunto. A ecografia que estaria a falar podia estar relacionada com o quÊ ? :S Seios ou relativamente a uma gravidez ? :S

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          Sim, pelo que relata pode-se descartar a possibilidade de gravidez, pois pelo tempo que passou já deveria acusar positivo no teste.
          A sua médica, melhor do que nós saberá explicar o facto do porquê de mudar de pílula, já que a mesma terá acesso ao seu histórico clínico e acesso a informação que nós não dispomos, no entanto e regra geral, em termos de eficácia as pílulas que circulam actualmente no mercado são bastante eficazes, incluindo a Miranova.
          A ecografia que a médica sugeriu fazer deve estar relacionada com as dores que diz ter nos seios, deve ser uma ecografia mamária que que permite “estudar” as glândulas mamárias quer, em algumas situações, como exame diagnóstico de primeira linha, quer como complemento de outros exames, em particular da mamografia.

          1. Avatar de Inês
            Inês

            Obrigadissima 🙂
            Muitos parabéns pelo vosso trabalho. 5 estrelas 🙂

          2. Avatar de Inês
            Inês

            Boa tarde de novo, faltam apenas duas pilulas de Novynette, e a doutora disse para começar a tomar a Miranova no primeiro dia da menstruação.
            Eu estava a pensar parar de tomar pilula assim por uns 2 meses ou 3, tem mal fazer isso? Deveria tomar mesmo a Miranova? Se párar de tomar, poderei ficar meses sem menstruação?

          3. Avatar de Planeamento Familiar

            Poderá fazer uma pausa se pretender, no entanto, não estará protegida nas relações que tiver. Ao parar de tomar a pílula o seu ciclo poderá sim ficar desregulado, no entanto varia de mulher para mulher, há várias mulheres em que isso não acontece.

          4. Avatar de Ines
            Ines

            Sim, eu nao pretendo ter relações durante a pausa da pilula, acho melhor, já que estou com bastantes dores e o melhor será voltar a sentir-me bem.
            Obrigada

          5. Avatar de Planeamento Familiar

            Assim sendo não há quaisquer problemas.
            Qualquer outra questão não hesite.

  39. Avatar de J.S
    J.S

    – Tomei a pilula do dia seguinte Diad a exatamente umas 15 horas após a relação, gostaria de saber se essa pilula (2 doses) é confiável ? Ou tem alguma chance a mais de eu estar grávida ? Pois há uns 4 meses atrás fiz curetagem e as pessoas dizem que é mais fácil engravidar , é verdade ou mito ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Chances de engravidar há sempre, já que a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz, tal como qualquer outro método contraceptivo. Mas se a sua toma foi feita correctamente a sua eficácia anda perto dos 100%.

  40. Avatar de J.S

    – Desculpe-me , esqueci de dizer que eu usei sim a camisinha, usei em um caso de emergência mesmo , pois ela se rompeu e eu e o meu perceira não tínhamos percebídos . Aguardo resposta e desde ja agradeço.

  41. Avatar de J.S


    acho que fiz tudo direitinho sim, eu tomei a primeira com água claro, as 15:25 da tarde , e quando foi umas 3:30 tomei a outra , li a bula toda e senti que pode dar certo já que fazia umas 15 horas ainda , é por que não senti nenhum sintoma e nem nada , não senti dor de cabeça, nos seios, não sangrei, penso que não deu certo . O que você acha ? só que sei lá eu achei a pilula muito pequena , não acredito que uma coisa tão pequena tenha tanta eficácia .

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de não ter tido efeitos secundários não quer dizer que a pílula não tenha surtido efeito, os efeitos secundários são possíveis sim, mas não são “obrigatórios”, e já que a toma foi correcta não vemos motivos para se preocupar.

  42. Avatar de ansss
    ansss

    Ok…eu compreendo o que me explicou e sei que cada caso é um caso, mas por favor, diga-me qe as probabilidades sao muito baixas.. pelas contas o periodo fertil so começaria no dia a seguir..

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O período fértil é compreendido entre 72h antes da ovulação e 24h após a ovulação. Como tal, presumimos que ao dizer que foi no dia anterior a começar o seu período fértil, presumimos que estivesse a referir 4 dias antes da ovulação. No entanto há que mencionar que, ao falar em 72h antes não quer dizer que seja das 00h às 23h59 como tal, ao dizer que foi 1 dia antes de começar, na realidade poderia já estar em período fértil. Portanto existe sim uma possibilidade de ocorrer gravidez se de facto houve contacto de espermatozóides com o seu canal vaginal, que como indicámos anteriormente, pela situação relatada poderá sim ter havido esse tal contacto.

  43. Avatar de ansss
    ansss

    ok… e a partir de qe data é qe se pode fazer um teste de gravidez?

  44. Avatar de J.S
    J.S


    ainda tenho uma outra duvida , minha menstruação sempre vem de 28 em 28 dias, assim consigo calcular o dia da minha ovulação, no 14º dia apos a sua vinda , quando sai um muco tipo catarro de mim , mais não sei calcular os meus dias fértéis, já entrei em alguns sites, mais sempre há controversia de um para o outro, em uns dizem que é tres dias antes, no outro diz que é quatro dias antes , e tem um que disse que era apenas dois antes , e assim para depois , quatro antes e quatro depois (sem contar o dia da ovulação) , três dias antes e três depois , e assim sucessivamente , gostaria que você me falasse em relação a isso , qual é a resposta mais precisa sobre meus dias ferteis? E também gostaria de saber a seguinte questão, a minha menstruação veio dia 27/08 , pela contagem minha ovulaçao foi dia 10/09 , e a minha relação foi dia 12/09, eu estava em meus dias férteis ? Se não tiver , como tomei a pilula do dia seguinte, gostaria de saber se vai interferir na vinda da minha menstruação, se vai atrasar ou virar normal , porque no caso se não estivesse em meus dias férteis, a toma da pilula foi desnecessária não é isso ?
    obs: sou a mesma J.S ai de cima , bjus e agradeço a resposta desde já. Espero que responda as minha 3 dúvidas por favor .

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Vamos então por partes, em relação ao período fértil aconselhamos-lhe a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/, pois a ovulação não acontece obrigatoriamente ao 14º dia, isso é a média geral, no entanto pode oscilar entre os 12º e o 16º dia.
      O período fértil é compreendido pelo tempo máximo de sobrevivência de um espermatozóide (72h no interior da mulher) antes da ovulação e o tempo máximo de sobrevivência do óvulo (24h). Assim, se de facto a sua ovulação ocorreu a dia 10/09, o seu período fértil seria entre dia 7 e 11 de Setembro.
      Sendo que só é possível engravidar dentro do período fértil, como tal, se de facto a ovulação ocorreu a dia 10, então não estaria em período fértil no dia 12 sendo sim desnecessária a sua toma. A pílula do dia seguinte tem, ou pode ter, inúmeros efeitos secundários, sendo um deles precisamente o desregular do ciclo menstrual.
      Qualquer outra questão não hesite.

  45. Avatar de J.S

    – ja tenho outra duvida , responda-me todas por favor .
    Eu um outro site que eu entrei uma mulher falou que geralmente quem toma a pilula em geral no 3º dia após a toma sai um fluxo pequeno de sagramento , e se uma mulher toma e esse sangramento embora seja pequeno não sair, é sinal que a pessoa possa estar grávida, é verdade ? Ou mito ? O que você acha ?
    (responda a questão acima também, preciso muito de sua ajuda)
    Agradecida.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não tem nada a ver. Cada pessoa é diferente da outra, isso que relatou não está de todo relacionado com gravidez. Aliás, sangramento durante o ciclo é “normal”, sugerimos-lhe a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/manchas-de-sangue-antes-ou-depois-da-menstruacao/

  46. Avatar de Nattyele
    Nattyele

    oi, me ajudem !
    tive relação no meu periodo fertil, com camisinha.
    mas a camisinha rompeu sem que nos percebecemos, mas ele não ejaculou dentro.
    mesmo assim fiquei com medo por causa do liquido lubrificante que contém esperma.
    tomei a primeira pilula nas 48 horas depois do ato e a segunda 8 horas depois da primeira.
    algum problema ter tomado antes do combinado ?

    e se tomar só uma das duas pilulas da certo ou não? tem que ser as duas?

  47. Avatar de J.S


    Desculpe-me o incômodo , mais minhas dúvidas não acabam , gostaria de saber o seguinte , você conhece algum caso em que uma mulher tomou a pílula e não sentiu nenhum sintoma, e nem nada assim como eu ?
    Agradecida .

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Cada pessoa é diferente da outra. Não há obrigatoriedade em sentir os efeitos secundários, daí chamarem-se secundários, podem ou não suceder.

  48. Avatar de J.S


    perdoe-me outra vez , apenas gostaria de saber o seguinte, como já respondeu umas das minhas duvidas acima , se não estava em meu período fertil , não estarei grávida, isso irá influenciar na vinda da minha menstruação como você me respondeu, mais de qualquer jeito se não tivesse, ela virá sim de qualquer jeito né ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Só é possível engravidar em período fértil. A toma da pílula do dia seguinte poderá (um dos efeitos secundários) desregular o seu ciclo, não quer dizer que o faça, mas poderá, e isso pode suceder independentemente se estava ou não em período fértil.

  49. Avatar de J.S


    Um site especializado disse que a mulher apos a toma da pilula tem que sangrar imediatamente, isso significa que deu certo , verdade ? Desculpe-me o encomodo, é que nada disso aconteceu comigo, eu estou ficando louca já .

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não, não é de todo necessário que haja sangramento para que a pílula do dia seguinte surta efeito, pode acontecer mas não é obrigatório.

  50. Avatar de J.S


    Muito obrigada pelas respostas, estou muito satisfeita com elas. Qualquer duvida voltarei ao site.
    Abraços , e vocês fazem um ótimo trabalhaho, estou muito grata.