Como falámos anteriormente em Teste de Gravidez: O Teste da Farmácia, hoje vamos abordar um outro tipo de teste de gravidez neste caso, feito pela dosagem de  beta-HCG no sangue. Uma coisa é certa, a dosagem no sangue é bem mais sensível que na urina e aparece mais cedo. Mas vamos aproveitar e falar da ultrassonnografia também.

A produção do hormônio ocorre cerca de dez dias após a fecundação. Portanto, mesmo que esteja aflita, não adianta querer fazer o teste três dias depois de uma relação sexual desprotegida.

Mas como funciona este teste sanguíneo de gravidez?

Através do sangue pode-se determinar a quantidade do hormônio da gravidez e não apenas dizer se está positivo ou negativo. Essa avaliação quantitativa pode ser uma informação útil para o médico. Cerca de sete a dez dias após a concepção, a concentração de hCG alcança 25 mUI/mL e aumenta de 37.000-50.000 mUI/mL entre oito e onze semanas. Geralmente quando há gravidez, o número do beta HCG duplica a cada 48 horas, por isso os médicos pedem algumas dosagens além da primeira, para verificar se está aumentado como deveria.

mulher-gravidezDr., quero fazer um ultrassom para saber se estou grávida!

O teste ideal para saber se está grávida não é o ultrassom, ele pode confirmar, mas inicialmente o ideal são os testes laboratoriais.

Para confirmar gestação ao ultrassom é necessário que seja visualizado um saco gestacional (uma bolsinha contendo líquido que abriga o bebé) e mais adiante a observação do embrião com batimentos cardíacos. Porém, os exames laboratoriais são positivos antes do aparecimento destas estruturas.

Entenda um pouco o tempo que elas aparecem as estruturas, simplificadamente:

  • Saco gestacional: aparece por volta de 5 semanas depois da última menstruação; cerca de 7 a 10 dias de atraso menstrual.
  • Embrião: por volta de 6 semanas da ultima menstruação. Mais alguns dias e aparecem os batimentos cardíacos do embrião, confirmando, finalmente a viabilidade da gravidez..

Fazer ultrassonografia com uma ou duas semanas de atraso menstrual pode não haver sinal confirmatório de gestação. Recomenda-se repetir 7 a 10 dias para reavaliação, pois em muitas mulheres, o tempo de atraso menstrual não corresponde ao tempo exacto da gravidez. Em mulheres com o ciclo menstrual irregular, a data da ovulação pode não corresponder exactamente aos cálculos do ciclo habitual.

E como sei com quanto tempo de gravidez estou?

Nós podemos estimar o tempo de gravidez pela data da última menstruação, porém, a ultrassonografia obstétrica é o exame mais confiável para isso, onde pode- se avaliar se o tempo de gravidez calculado pela menstruação está compatível com o crescimento do embrião.
Se você fez um exame quantitativo de beta-HCG no sangue que, na tabelinha indicativa de provável idade gestacional não bater com as suas contas, não se preocupe, isso é muito comum. Através do ultrassom você poderá saber qual a data para se orientar.



Bom… se você é uma mulher que está com o resultado positivo em mãos, procure um ginecologista/obstetra e muito sucesso na sua gestação! Cuidado com o que come, não fume, não use remédios sem orientação médica, evite exercícios físicos muito intensos e prepare-se para exercer o maior dom!

Fonte: medinforme