O que mais angustia a mulher é o quando fazer, afinal, quando se suspeita que uma relação sexual pode ter resultado em gravidez, quem não tem nenhum planeamento disso no momento fica em um estado de nervosismo absurdo com medo de engravidar. Contrário da ansiedade de quem há tempos tem esse desejo, que a vontade é de ver o positivo escrito com todas as letras!

A base do teste de gravidez é a detTeste-de-gravidez-Qual-o-melhorecção do hormônio produzido durante a gravidez, o beta HCG. Os dois tipos de detecção são via dosagem na urina (famoso teste de farmácia) e no sangue (solicitado pelo médico), sendo o segundo de maior sensibilidade.

Hoje vamos falar do teste de farmácia.

Posso confiar no teste de farmácia?

Os testes urinários disponíveis actualmente pelo mercado apresentam sensibilidade de aproximadamente 97 a 99,5%. Ou seja, confiável sim!
Exames falsos positivos (o exame dar positivo quando a mulher não está realmente grávida) têm chances mínimas de ocorrer. Portanto, seu teste deu positivo, a chance de não estar grávida é quase ZERO.

O que pode favorecer a ocorrência deste resultado tal falso-positivo?

Situações como um aborto recente, a presença grande quantidade de sangue ou infecção na urina e o uso de medicações contendo hormônios semelhantes ao HCG, como alguns usados em tratamentos para fertilidade.

E no caso do exame dar resultado negativo quando a mulher está de fato grávida, ou seja, o falso- negativo? Esse é o mais temido!

Esses resultados ocorrem normalmente fases muito iniciais da gestação, quando os níveis do hormônio beta-HCG podem estar baixos e não serem detectados pelo teste. Além disso, urina diluída pode também interferir no teste, portanto evite tomar muita água nas horas que precedem a realização do teste.

A partir de quando posso fazer o teste de farmácia?

Desde o primeiro dia de atraso ele poderá ser positivo, mas se a sua ansiedade deixar e você não quiser ficar repetindo testes, o ideal é realizá-lo a partir do 5º dia de atraso. Claro que pode haver positividade até mesmo antes do atraso, mas a sensibilidade neste caso é bem menor.

Em caso de resultado negativo e você continuar suspeitando de gravidez, repita o exame após 1 semana, pois nesse período a taxa de hormônios pode aumentar e ser melhor detectada. Faça o teste com a primeira urina da manhã, pois apresenta melhores resultados, tendo em vista que a urina é menos diluída e a concentração do beta-HCG fica maior.

Como interpretar o resultado do teste?

Primeiro leia a bula com as instruções antes de começar. Observe rigorosamente o tempo para leitura. Os erros mais freqüentes são na observação do resultado.  Grande parte dos testes disponíveis oferece o resultado na forma de duas listras verticais.

  1. Apenas uma listra: teste negativo
  2. Duas listras: teste positivo
  3. Nenhuma listra: provavelmente o teste não funcionou e deve ser repetido

 


Em alguns casos, durante o tempo correto de leitura do teste, a segunda listra pode ficar mais clara que a primeira, gerando dúvida sobre a positividade do teste. E aí? Nesse caso, o teste é geralmente positivo, e a linha ficou provavelmente mais clara porque a quantidade de hormônio ainda não é muito grande. Nesse caso, o ideal é procurar o médico para confirmar o resultado com um teste do hormônio no sangue.
Não esqueça que o aparecimento de uma segunda listra depois do tempo de leitura orientado pela bula pode acontecer em alguns casos por evaporação da urina seca na fita. Ou seja, depois do tempo orientado, o teste não é mais confiável.

Amanhã falarei do exame de gravidez feito pela dosagem do hormônio no sangue.

Fonte: medinforme