QUAL O TEMPO FÉRTIL E QUAIS SÃO ESSES DIAS?

Existem 3 factores que devem ser associados para se calcular o período fértil:

  1. O dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias. Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 dias e aí teremos o dia aproximado da ovulação. Exemplo: uma mulher tem o ciclo menstrual de 30 dias. Se a menstruação vier no dia 15 de Dezembro, a próxima menstruação será no dia 15 de Janeiro, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de Janeiro.
  2. O muco cervical que é uma secreção transparente, semelhante à clara do ovo, que alguns dias antes da ovulação já começa a ser eliminado via vaginal. Esta secreção deve ser colocada entre os dedos indicador e polegar e esticada ao máximo sem que se rompa, no dia em que ela estiver mais longa é o dia da ovulação. A capacidade de esticar chama-se filância, então no dia de maior filância temos o dia da ovulação.
  3. Deve fazer a curva da temperatura basal medindo diariamente, pela manhã antes de se levantar da cama, a temperatura sublingual, vaginal ou rectal, durante 4 minutos e anotá-la. A temperatura tem uma pequena variação diária, mas no dia da ovulação desce ligeiramente e após a ovulação costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias. A temperatura pode subir se teve relações sexuais na noite anterior, se está gripada ou se ingeriu bebidas alcoólicas, porém, isso não significa que já ovulou.

 


Associando estes 3 factores conseguirá saber qual é o dia da ovulação. O período fértil é o período em que pode engravidar, o que não corresponde somente ao dia da ovulação, pois o espermatozóide permanece vivo 48 horas após o acto sexual dentro da mulher, portanto se tiver uma relação sexual 2 dias antes da ovulação a gravidez pode acontecer. O óvulo por sua vez pode permanecer vivo de 12 a 24 horas após a ovulação, portanto uma relação sexual um dia após a ovulação pode resultar numa gravidez.