Quer você sempre tenha tido ciclos menstruais regulares, quer a sua menstruação nunca tenha sido regular, pode ser surpreendida por alguma pequena mancha de sangue que aparece no meio do ciclo (fora dos dias da menstruação propriamente dita). Estas manchas são causadas por uma pequena quantidade de sangue que desce, deixando uma marca na sua roupa íntima. Podem apresentar diferentes colorações, marrom, vermelho ou rosado, então não se preocupe com esta cor. Felizmente, este sangramento não é nada que deva realmente preocupá-la. Encontrará, logo abaixo, algumas informações para compreender melhor as manchas a meio do ciclo:

Alterações no equilíbrio hormonal

Todas as alterações no ciclo menstrual de uma mulher são causadas por alterações no equilíbrio entre o estrógeno e a progesterona. São particularmente comuns na perimenopausa.

Momentos específicos

Se nota o surgimento de uma mancha por volta do período de ovulação, isto deve-se, provavelmente, ao aumento de estrógeno no seu organismo. Manchas também podem aparecer quando um óvulo fertilizado se implanta no revestimento interno do útero. Manchas que ocorrem alguns dias, ou uma semana, antes da menstruação podem dever-se a baixos níveis de progesterona o que, apesar de não ser um problema em si mesmo, pode causar infertilidade ou aborto quando a mulher está a tentar engravidar. Manchas que aparecem em outros momentos do seu ciclo muito provavelmente são anormais.

Mittelschmerz

Mittelschmerz é o termo em alemão para o estado dolorido que pode acompanhar a ovulação (literalmente, “dor do meio”); o termo fala em “meio” porque a ovulação ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual mensal, e o termo médico em português para isto é “dor do meio do ciclo”. Poderá sentir a “dor do meio do ciclo” em um dos lados da parte inferior do abdómen por volta do momento da ovulação. Se tiver a dor do meio do ciclo ao mesmo tempo em que aparecer uma mancha, é quase certo que está ovulando. A Mittelschmerz não é nada com que se deva preocupar;

Outras Influências Em Potencial

O equilíbrio hormonal de uma mulher também pode ser afetado pelas seguintes condições:

  1. Ganho ou perda de peso
  2. Alterações na dieta (especialmente má alimentação)
  3. Consumo excessivo de álcool ou cafeína
  4. Exercícios físicos em excesso
  5. Fumar ou usar drogas
  6. Stress (profissional, pessoal, ambiental)
  7. Doenças
  8. Parto, amamentação, aborto, dilatação e curetagem (D&C)
  9. Cistos, pólipos, endometriose, miomas e outras anormalidades no aparelho reprodutivo
  10. Perimenopausa
  11. Início do uso de, ou alterações em medicações
  12. Quimioterapia
  13. Anorexia ou bulimia

Se qualquer destes eventos ocorreu-lhe recentemente, as chances são de que seus hormônios estão temporariamente em desequilíbrio, e a mancha de meio de ciclo é o resultado. Se for verificado que o problema são miomas, talvez queira dar uma olhada em remédios naturais para miomas; isto pode reduzir consideravelmente o aparecimento das manchas.

Cortisol

Os efeitos do stress merecem atenção especial. O cortisol é liberado pelas glândulas supra-renais quando estamos sob stress, e o cortisol afeta diretamente o estrógeno, a progesterona e o DHEA. Se está sob muito stress, tente criar momentos de folga para você mesma, através de yoga, meditação, atividade física ou outros meios que possa.

Quantidade

Outra maneira de avaliar as manchas é observar a quantidade. As manchas são denominadas “manchas” por um motivo – a quantidade de sangue não se aproxima daquela característica da menstruação. As manchas anormais tendem a aparecer por mais tempo do que o comum – duram mais tempo do que apenas um dia ou dois.

Pílulas Anticoncepcionais

Manchas são comuns durante o primeiro ciclo de uma mulher quando ela começa a tomar pílulas anticoncepcionais, se deixou de tomar alguma, ou tomou atrasado. Além disto, as manchas normalmente aumentam um pouco ao final do terceiro ciclo, quando uma mulher começa a fazer uso da pílula. “Sangramento inesperado” é um pouco mais intenso do que simples manchas, e ocorre quando a pílula que está a utilizar não contém hormônio suficiente para o seu organismo em particular. Neste caso, não assuma que a sua pílula está realmente evitando a concepção, e marque uma consulta com seu médico para acompanhamento.

Síndrome de Ovários Policísticos

Manchas em excesso às vezes podem ser sintoma da Síndrome de Ovários Policísticos. Cinco a dez por cento das mulheres em idade fértil sofrem de Síndrome de Ovários Policísticos; você pode aprender mais sobre isto na Associação da Síndrome de Ovários Policísticos.

Sempre é uma ideia investigar qualquer aliteração em seu ciclo menstrual, com seu médico. Manchas também podem ser sintoma de algum tipo cancro (câncer) do aparelho reprodutivo feminino, ou doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: comofazertudo