Onze mandamentos da pílula do dia seguinte

·

·

, ,

Uma mulher que decida utilizar a pílula do dia seguinte deve fazê-lo devidamente informada. É exactamente para oferecer de forma sistematizada esta informação elementar que se coligem as observações que se seguem, sem prejuízo de uma regra de ouro, que consiste na obtenção junto do seu farmacêutico e do seu médico de informação adicional que possa concorrer para um maior nível de esclarecimento. Só depois é que se poderá falar em responsabilização assumida pela utilização deste medico contraceptivo de emergência.

E vamos aos factos.

Onze mandamentos da pílula do dia seguinte.

  1. Trata-se de um método que não substitui a contracepção regular.
  2. É destinatária desta pílula toda e qualquer mulher que tenha tido uma relação sexual não protegida.
  3. Importa saber claramente em que é que a pílula do dia seguinte difere da pílula habitual. Esta ultima é para ser tomada todos os dias, confere uma prevenção de gravidez durante todo o mês, e os comprimidos têm uma dose baixa de hormonas, enquanto que a pílula do dia seguinte têm uma dose muito elevada de hormonas, só se tomam 2 comprimidos apenas conferindo protecção á ultima relação sexual, se a mesma tiver ocorrido até 72 horas antes.
  4. Há que atender a natureza da sua aquisição. No preciso momento em que se escreve este texto, há uma marca que pode ser adquirida sem receita médica, e uma outra que está sujeita a prescrição médica, por razões de composição.
  5. Não se pode garantir totalmente que a toma desta pílula não evite a gravidez.A sua eficácia depende do tempo decorrido entre a relação sexual e a toma do primeiro comprimido, sendo máxima esta eficácia se o primeiro comprimido for tomado nas primeiras 24 horas após a relação, reduzindo-se a eficácia significativamente depois das 48 horas, sendo desnecessária a sua toma após as 72 horas, porque a partir daí não sortirá qualquer efeito.
  6. Quando se toma a pílula do dia seguinte, fica-se obrigado a adoptar, com novas relações sexuais ocorridas durante o mesmo ciclo menstrual, outros métodos contraceptivos eficazes (caso do preservativo, espermicida, cone vaginal, ente outros).
  7. A pílula do dia seguinte não pode ser administrada numa mulher grávida, no entanto pode sê-lo numa mulher que esteja a amamentar.
  8. Pode ser tomada em qualquer altura do ciclo menstrual, e estão bem identificados os quadros em que tem uma eficácia comprometida (isto é reduzida), a saber : mulheres que estejam a tomar anti-epilépticos(fenobarbital, carbamazepina, fenitóina, primidona), alguns antibióticos (rifampimicina), antifúngicos (griseofulvina).
  9. Esta pílula não está recomendada na mulher que esteja em risco de fazer uma gravidez ectópica (quer dizer fora do útero).
  10. Não é um método completamente inócuo, pois pode causar náuseas, vómitos, vertigens, dores de cabeça e de barriga, aumento de tensão mamária.
  11. O tratamento consiste na toma de 2 comprimidos. O primeiro, tomado sempre até 72 horas após a relação sexual, e o segundo 12 horas depois do primeiro. Caso surjam vómitos nas primeiras horas após ter sido tomado um comprimido qualquer, impõem-se a obrigação de tomar um novo comprimido já que anterior foi provavelmente eliminado pelo vómito (mesmo que o comprimido não tenha sido detectado no vómito, é de considerar que se perderam as substancias activas).

Finalmente toda a mulher que recorreu à pílula do dia seguinte deve ser observada em exame ginecológico ao fim de três semanas. E, caso a menstruação não tenha vindo na altura esperada, deverá fazer-se um teste de gravidez.

Renova-se a insistência na regra de ouro de informação adicional que se deve obter junto do farmacêutico ou do médico. Estes (Onze Mandamentos) devem ser apreciados como uma discrição elementar que em caso algum substituem a exigência da interessada em que se informar junto do seu farmacêutico ou médico sobre quando é que deve utilizar a contracepção de emergência, quais as precauções a ter, como é que deve agir para que esta pílula seja eficaz, que cuidados a ter durante o mesmo ciclo menstrual, se existem interacções com os medicamentos que está a tomar e qual a duração deste contraceptivo.

Mensagem central a reter: a todos os títulos, a contracepção, de emergência requer a consulta de um profissional de saúde, seja farmacêutico, enfermerio ou médico.

Fonte: ANF



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

59 comentários a “Onze mandamentos da pílula do dia seguinte”
  1. Avatar de Maria José Mendes
    Maria José Mendes

    Li com muita atenção o vosso artigo e fiquei com dúvidas sobre o papel do Enfermeiro na contraceção de emergencia
    Sendo o Enfermeiro o profissional de saúde que se encontra presente desde a abertura até ao encerramento dos Centros de Saúde ,gostaria que me esclarecessem porque não se referem a estes profissionais na “mensagem central a reter”

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Apesar de não deixar de ter a sua quota parte de razão, esse artigo, tal como indica a fonte, foi baseado na informação da ANF (Associação Nacional de Farmácias), sendo apenas transcrito e adaptado para o nosso site, no entanto concordamos com o que indica e procedemos à rectificação do mesmo.
      Desde já obrigado pelo reparo.

  2. Avatar de Luana
    Luana

    Oi, tudo bem? Eu e meu namorado fizemos a burrada de fazer sexo sem camisinha (éramos virgens) no dia 13/06 e eu tomei a pilula do dia seguinte no dia 14/06, porem eu tive um sangramento que durou cerca de 6 dias e começou no dia 24/06, mais minha menstruação dura pelo menos 7 dias e começa mais pro final do mês sabe… to preocupada pois atualmente so fico em casa e quando isso acontece eu tenho falta de apetite e canso atoa. Dai eu resolvi começar a fazer exercícios físicos na segunda agora, estou com muitas dores na coluna e comecei a gripar…ou seja estou com falta de apetite e dores musculares, creio que minha dor nos seios seja por conta da pilula, mais agora eu estou preocupada…estou gravida?
    Ele não ejaculou não dentro, ta? Mais to preocupada :/
    Obs: acho que estou com infecção de urina, pois estou sentindo dor ao urinar e urino varias vezes ao dia, sendo que sai muito pouco, e tem o mau cheiro tambem.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Julgo que colocou a questão em duplicado já que acabámos de responder a esta sua questão.

  3. Avatar de Ramon
    Ramon

    tiver relação sexual com minha namorada ela estava em período FÉRTIL,foi com camisinha não estourou nada foi normal,só que eu ejaculei nós peitos dela,na mesma hora fomos tomar banho e acho que ela passou o dedo de espremas na vagina,ocorre o risco de engravidar? os espermatozóides morre em contato com agua sem cloro?Ela tomou a pílula do dia seguinte depois de 1 hora e meia ,mais acho que ela ainda estava meio bêbada ,tomou as duas doses de uma vez porque o farmacêutico recomendou será que funcionou.E depois de 36 horas ela tomou novamente mais 2 pílulas Sera que possui algum risco?e se teve eficácia?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade como é a situação que relata.
      Ao tomar várias vezes a pílula do dia seguinte num curto espaço de tempo arrisca-se que a sua eficácia seja diminuída ou anulada, e, obviamente, que ao tomar a pílula incorrectamente também pode colocar em causa a sua eficácia.

  4. Avatar de celia
    celia

    eu tomei o primeiro comprimido a pos eu tomei cafe eu corro o risco de engravidar

  5. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    a menstruaçao da minha namorada acabou na sexta e fizemos sexo sem camisinha no sabado virando pra domingo e eu comprei a pilula do dia seguinte pra ela , ela tomou ficou com um pouco de dor de cabeça , mais agr 6 dias depois ela me disse q saiu um pouco de sangue escuro , ela pode estar gravida ?? por favor estou com mt medo afinal somos mt novos eu e ela

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Desculpe mas o facto se serem muito novos não quer dizer nada, se são muito novos para uma coisa também o são para outra.
      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade.
      Se não querem uma gravidez sejam responsáveis e usem protecção.

  6. Avatar de Mariana
    Mariana

    Tive relação com meu namorado no dia 24/09 as 04:00 , o preservativo estorou , no mesmo dia as 17:00 tomei o primeiro comprimido da PSD , Na Terça Tomei a Segunda PSD as 08:00 , 3 hrs atrasado. foi a primeira vez que tomei essa pilula , senti muita dor de cabeça e pouco enjoo , agora hoje dia 28/09 saio um sangue marron . Eu tinha parado de mentruar no dia 20/09 eu não estava fertil. eu deveria ter tomado a PSD ? sera que estou Gravida ?

    1. Avatar de Mariana
      Mariana

      PF , Parou de Sair Esse Corrimento Marrom que citei logo acima , começou vir a menstruação pra mim hj dia 30 , mais esta decendo pouco sangue ( eu senti dor nas costas como nos dias de tpm ) estou confusa será isso normal ? faz 10 dias que menstruei , foi a psd que fez isso comigo ? Faz 7 dias que tomei ela.

    2. Avatar de Planeamento Familiar

      Em relação ao período fértil, sugerimos a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/
      A pílula do dia seguinte, como qualquer outro contraceptivo, não é 100% eficaz, pelo que risco de gravidez há sempre, ainda para mais quando a mesma é tomada de forma errada, no caso com 3h de atraso no segundo comprimido.
      Quanto aos sintomas é um dos sintomas secundários da pílula do dia seguinte, ler: http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/

  7. Avatar de anónimo
    anónimo

    tomo o genérico do diane35 há cerca de um ano e meio. estive doente e tive necessidade de tomar o antibiótico amoxicilina que acabei na segunda-feira. contudo tive relações sexuais na quarta-feira e esqueci-me que o antibiótico cortava o efeito da pilula e nao usei outro método anticoncecional. tomei a pilula do dia seguinte passadas 41h. Dito isto tenho duas questões a colocar de extrema urgência:
    1) tomei a melhor decisão?
    2) devo continuar a tomar o anticoncecional mesmo tomando a pilula do dia seguinte? (utilizei norlevo que tem apenas um comprimido)

    obrigada pela vossa atenção, respondam mal possam.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Respondendo às suas questões:
      1) É uma questão que tem que se colocar a si mesma.
      2) Sim, deve continuar até ao fim, no entanto com uso de preservativo.

  8. Avatar de Taysa
    Taysa

    Uma mulher como toma anticoncepcional pode tomar a pílula do dia seguinte, caso tenha um certo receio no momento sem haver danos a ela?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte serve única e exclusivamente para situações de emergências e não apenas porque tem receio. Se só usa a pílula, mesmo que a tome correctamente, e quer evitar riscos use também preservativo.

  9. Avatar de Higor Machado
    Higor Machado

    eu transei com a minha namorada na terça a camisinha estorou, ela tomou a pilula de um so comprimido na quarta, depois de uma semana ela teve dores na barriga. transei com ela ontem ejaculei fora e na camisinha. tem risco de atrapalhar o efeito da pilula?

    1. Avatar de Higor Machado
      Higor Machado

      qual a mais segura da pilula do dia seguinte a embalagem de um so comprimido ou a de dois ou mais?

    2. Avatar de Planeamento Familiar

      Se na 2ª situação usou preservativo e se o mesmo estava em perfeitas condições à partida não há motivos para alarme.

  10. Avatar de rafaela
    rafaela

    Boa tarde entao tive relaçao com meu namorado sem camisinha no dia seguinte que acabou a minha menstruaçao ele nao ejaculou, mas com medo tomei a pilula , corro riscos ?

    Att

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de não haver ejaculação interna, vulgo coito interrompido, é completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez.
      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência, que como o nome indica, só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade.
      Se tem medo e não quer engravidar seja responsável e use protecção.

  11. Avatar de juliana
    juliana

    Olá comecei a tomar o anticoncepcional Selene esse mês, porém no segundo dia da menstruação, mas continuei tomando os comprimidos certos e no mesmo horário. tive relação sexual do 15° dia, ou seja no 14 da cartela, a primeira que eu tomo. Usei camisinha e ela não rasgou, com medo também tomei a pílula do dia seguinte 8 horas depois do acontecido e 12 horas a segunda dose. posso ter ficado grávida ? estou com muito medo

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se toma a pílula correctamente e se usou preservativo e estava em perfeitas condições não havia qualquer necessidade da toma da pílula do dia seguinte.
      Sugerimos fortemente a leitura de: http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/

  12. Avatar de juliana
    juliana

    mas corre o risco de uma gravidez ? é porque tinha começado a tomar o anticoncepcional esse mes, e no segundo dia de menstruação achei que não teria efeito

  13. Avatar de Candida
    Candida

    Tomei a segunda dose da pilula do dia seguinte 23 hrs depois … sera fuciona???

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Ao tomar a pílula incorrectamente, já que deveria ter tomado a 2ª dose 12h após a 1ª, pode obviamente diminuir a sua eficácia.

  14. Avatar de Jéssica
    Jéssica

    olá. começei a tomar a pilula no dia 7 de dezembro, que foi quando me veio a menstruaçao. tenho tomado desde então sempre à mesma hora, sem falhar nenhuma…. no 8º dia de toma, tive relaçoes sem preservativo com o meu namorado. tenho tido desde o final da menstruaçao um corrimento castanho claro/escuro (varia, mas mais ultimamente tem sido claro).
    poderei estar grávida? o corrimento é normal? urgentee, obrigada

  15. Avatar de Jéssica
    Jéssica

    mas posso ou nao estar grávida?

  16. Avatar de daniela
    daniela

    olá eu tomava a pílula a 3 anos se não me engano. em abril ou Maio eu deixei de tomar por esquecimento e dai nunca mais tomei..mas depois disso o período não me vai mais ate ao mês de outubro .. e também. faz 2 anos que não faço nenhum tipo de exames eu tou fora do meu pais. e onde eu estou a viver, não tenho coragem de falar isso com a minha mae pq so vivo com ela a 2 anos. mas a minha pergunta é. posso estar com algum problema ?? ps. o período me veio em outuro mas não foi muito e não tive assim dores fortes, e novembro não veio mas veio agora a cerca de 4 dias agora estou e bastante e não tenho assim muitas dores.

  17. Avatar de paula
    paula

    Ola meu nome é Paula tomei a segunda dose do dia d com 9 horas de atraso. Alguns sites dizem para repetir o ciclo. Devo fazer isso e repetir td de novo?

  18. Avatar de catarina
    catarina

    fiz sexo com o meu namorado e o preservativo arrebentou, no dia seguinte eu tomei a pílula… hoje 15 dias depois tive o dia todo mal disposta e com diarreia, posso estar gravida? ou é ainda os efeitos da pílula do dia seguinte?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é 100% eficaz, pelo que risco de gravidez há sempre, no entanto também pode ser efeitos da pílula, no entanto não é de todo normal ainda ter efeitos da mesma 15 dias depois da toma.
      Só poderá ter a certeza se a pílula foi ou não eficaz quando vier a menstruação, que também pode atrasar devido à toma.
      Em caso de dúvidas deve fazer um teste de gravidez.

  19. Avatar de Laura
    Laura

    Olá. tomei 2 vezes a pds em menos de um mes. tive relacoes sem protecao. porem nao veio nem aquela borra marrom e nem a menstruacao. deveria ter menstruado ontem dia 14/01. e devo voltar a tomar meu anticopcional amanha. será que a pilula do dia seguinte nao fez efeito? e será que devo voltar a tomar a minnha pilula normal amanha? Me ajudem. Obrigada

  20. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    minha amiga teve a primeira relaçao sexual dela na madrugada de domingo, ela e o namorado dela nao usaram camisinha mas ela tomou a pilula do dia seguinte no domingo as 19:15 da noite e a segunda dose na manha de segunda-feira quando fechou as 12 horas, ela gostaria de saber quantos porcento tem dela ficar gravida e se é obrigatorio tomar 4 pilulas???

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contracetivo banal, é sim um contracetivo de emergência que como o nome indica só deve ser usada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade.
      Se começou assim a sua vida sexual já começou sendo irresponsável.
      Sugerimos fortemente a leitura de Pílula do dia Seguinte

  21. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Olá. Tive relações sexuais, e a camisinha ‘deslisou’, pois estava já com esperma. A moça tomou a primeira dose da pílula até as 24h depois da relação. Nesta mesma noite, houve outro imprevisto: a camisinha ‘hiperlubrificada’ ficou dentro da vagina dela, depois de ter uma leve ejaculação, ficara muito pouco esperma, e lubrificação minha dentro do preservativo. Retirei-o e ela tomou a segunda dose.
    Pergunta:
    Se ela tomou a segunda dose depois desta última relação ‘desprotegida’, a pílula também protege da segunda? Ou ela tem de tomar outra dose?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não, só protege, se tomada corretamente, a 1ª relação.
      E ao tomar várias vezes a pílula do dia seguinte num curto espaço de tempo também pode diminuir a sua eficácia.
      Sugerimos a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/

  22. Avatar de kleydi
    kleydi

    olá, tomei as 21 pilulas mas tive relações e preservativo danificou por 2 vezes em dias diferentes, mas era a primeira vez que tomava a pilula diária, entaum usei a pilula do dia segunte por 2 vezes, i o remédio acabou faz 5 dias e minha menstruação ñ veio, a riscos d gravidez? Obrigada’

  23. Avatar de Felipe
    Felipe

    Minha namorada acabou de ter um bebê faz 2 meses e meio e ainda nao mestruou e esta amamentando.fizemos relação sexual e a camisinha estourou.Ela sabendo disso tomou a pilula do dia seguinte.è possivel engravidar num entervalo tao curto de tempo?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Após uma gravidez e durante a amamentação a probabilidade de engravidar é bastante reduzida (mas é possível) precisamente pelo fato de a menstruação ficar desregulada.

  24. Avatar de wanessa
    wanessa

    Olaaa!! Tudo bem??? Eu e meu namorado nao tranzamos, ele deu uma “esfregadinha” e gozou nas minhas pernas, nao penetrou, e acredito q escorreu na minha vagina, depois de 50 min tomei a pilula, depois d 12hrs tomei novamente corretamente, corro risco d engravidar???? to mto aflita, me respondam por gentileza

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contracetivo banal é sim um contracetivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade.
      A partir do momento que tem uma relação desprotegida há sempre risco de gravidez, pelo que só poderá ter a certeza se a pílula do dia seguinte foi eficaz quando aparecer a menstruação.

  25. Avatar de wanessa
    wanessa

    haaaa me esqueci d falar, que é a primeira vez q tomo, e q eu nao senti nada ao ingerir ela, e que tb nao sofri nenhum sangramento ate hj 6 dias depois de ter toma-la…

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não há qualquer obrigatoriedade de sintomas e/ou sangramento para a pílula do dia seguinte ser eficaz, tal como indicámos anteriormente, só saberá se foi eficaz quando vier a menstruação e mesmo essa pode atrasar devido à sua toma.

  26. Avatar de Amanda
    Amanda

    Ola, tive uma relação desprotegida, um dia após o termino da minha menstruação que durou 7 dias, tomei a pilula do dia seguinte com menos de 12 hras depois disso, após 5 dias de ter tomado, tive sangramento por uns 5 dias, sangramento beem intenso, mais ou menos uma semana depois tbm percebi o corrimento natural do período fertil (nao tive relações durante esse mÊs), hj está fazendo 2 dias q estou com a menstruação atrasada, levando em consideração a data da ultima menstruação e não desse sangramento… corro risco de estar grávida? devo contar esse sangramento como menstruação, por isso estaria atrasada?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal mas sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade.
      Convém também informar-se sobre o que toma, pelo que sugerimos fortemente a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/ onde deverá ler os efeitos secundários.

  27. Avatar de bruna
    bruna

    Tive relacoes com meu namorado um dia depois da minha mestruaçao acabar, sem protecao alguma, e so tomei a pílula do dia seguinte 36 horas depois da relacao, senti algumas dores antes da toma, sera que posso estar gravida? Att

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, mas sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser usada em situações de emergência e não por irresponsabilidade.
      Só é possível engravidar em período fértil pelo que sugerimos a leitura de: http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/

  28. Avatar de Maryana
    Maryana

    Boa noite’ bom tive relação sexual no dia 25/12 e minha mestrual veio no dia 26/12 ”Dia certo de vim todos os meses” , mais após há relação Tomei uma pirula do dia seguinte e não tomei a outra ‘descuido meu’ , sinto enjou , dores abidominais , e algumas dores de cabeça . De tão nervosa que estive , no Dia 15/01 comprei um teste de gravidez , mas deu Negativo ‘Pois me Enformei com a medica , ela me disse que tinha que esperar meu atraso mestrual pra fazer o teste’ .. Ja tem 7 dias que minha mestruação está atrasada . mais não sei se é Gravidez Ou está atrazada Por causa do efeito da Pirula. Presciso de uma resposta. obrigado.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Há aqui muita desinformação da sua parte, vamos então partes:
      1) Se há menstruação, após a relação, não há gravidez;
      2) Convém saber para que é e para que serve a pílula do dia seguinte, pelo que sugerimos a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/
      3) De fato o teste de gravidez deve ser feito quando há atraso menstrual;

  29. Avatar de Ines
    Ines

    Olá boa noite! a minha questão é por exemplo: estou na ultima semana de toma da pilula, tendo relaçoes regularmente, por exemplo dia sim, dia nao. acontece que tenho de tomar um antibiotico. o Antibiotico vai eliminar a acção da pilula apenas apartir do dia da toma ( e ai usar preservativo ate ao fim do tratamento) ou afecta já o efeito sobre as relaçoes sexuais anteriores?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, pode interferir.
      Pelo que o aconselhável é iniciar o antibiótico 3 dias após a última relação desprotegida, e usar proteção durante 7 dias após o fim do antibiótico.

  30. Avatar de Inês
    Inês

    Eu postei a pergunta mas já não me recordo em que documento, e nunca recebo um email a alertar que foi respondido, por isso coloco novamente a pergunta, desculpem!
    Quando temos relaçoes regularmente e temos que tomar um antibiotico que corte o efeito da pilula, temos que nos preocupar com as relaçoes feitas antes da toma? ou apenas depois da toma do antibiotico? isto porque os espermatozoides ainda vivem algumas horas. obrigada!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Julgo que colocou a questão em duplicado visto que já respondemos a esta sua questão.

  31. Avatar de Cacau
    Cacau

    Olá, como em todas as situações acima tbm fiz sexo sem camisinha com meu marido, fiquei super preocupada e tomei 3 doses do remédio, tomei 6 comprimidos.A primeira cartela tomei 1 hora e meia depois, a outra cartela tomei 4 horas depois da relação( no mesmo dia). E pra variar no dia seguinte cometi o mesmo erro(sexo sem camisinha) e tomei mais uma cartela 1 hora depois, sendo assim tomei em apenas dois dias 3 cartelas. Já faz uma semana e sinto dores de cabeça,cólicas e sinais de sangramento,pequenos sangramentos, mas até agora nao teve sangramento considerável. Obrigado!

  32. Avatar de versianir
    versianir

    Minha pequena tem 4 meses e minha esposa tomou ontem a pilula do dia seguinte suspendemos o leite do peito quero saber quantos dia depois pode voltar a amamentar…