Pílula do Dia Seguinte

·

·

, ,

A pílula do dia seguinte é considerada por médicos e cientistas como um contraceptivo de emergência, no entanto  existem muitas controvérsias e discussões polémicas a respeito do assunto, uma vez que muitas entidades de cultura religiosa e associações em defesa da vida e contra o aborto consideram a pílula do dia seguinte como uma forma abortiva disfarçada. Essa teoria é rechaçada pelos médicos, que afirmam que a pílula do dia seguinte funciona somente se ingerida até 72 horas depois da relação sexual.

Eficácia da Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é um método anti-concepção que deve ser ingerido preferencialmente antes de completar 12 horas depois da relação e até no máximo 72 horas depois da relação sexual, passado este prazo ele se torna ineficaz, ou seja, não terá mas nenhum efeito sobre uma possível gravidez. Atenção que são duas doses do remédio, a segunda dose deve ser tomada 12 horas após a primeira dose.

Resultados x Tempo

Para quem têm duvidas a respeito da eficiência da pílula do dia seguinte, os cientistas afirmam que sua capacidade de acção está vincula ao menor espaço de tempo entre a relação sexual e a ingestão da pílula, assim:

  • até 24 horas depois da relação as chances de evitar a gravidez são de 95%;
  • de 25 a 48 horas depois da relação a eficácia diminui para 85%;
  • de 49 a 72 horas depois sua eficácia cai para menos de 50%.

Assim a pílula do dia seguinte não é 100% garantida, nem mesmo sendo ingerida dentro das 12 primeiras horas, nesse período de cada 100 mulheres que fazem uso do medicamento 5 engravidam. É importante ressaltar que a pílula do dia seguinte, só tem efeito posterior a relação sexual, assim como não terá efeito por exemplo para duas ou três relações sexuais, pois ela serve para prevenir a gravidez que pode ter ocorrido no dia anterior e nunca a que virá a ocorrer.

Quando Usar?

Discussões a parte, o fato é que a pílula do dia seguinte é um eficiente contraceptivo, que deve ser tomado somente em casos específicos e esporádicos, quando não foi usado nenhum outro metido contraceptivo ou mesmo quando por acidente a camisinha estourou, ela não deve, sob hipótese nenhuma, substituir os métodos contraceptivos regulares e de rotina. A eficácia da pílula do dia seguinte é maior quanto mais rapidamente for tomada depois da relação, e proporcionalmente menor quanto mais tempo se passar e quanto mais comum for seu uso. As mulheres que usam a pílula do dia seguinte até 24 horas depois da relação, e que fazem uso do método esporadicamente, a sua eficácia chega a se de 95%.

A pílula do dia seguinte é um anti-contraceptivo de emergência e só deve ser utilizado por mulheres que tiveram algum acidente, furaram a camisinha, ou estavam desprotegidas naquele dia e em período fértil, ela NÃO deve ser utilizada regularmente a cada situação, pois cada comprimido tem o efeito hormonal de 10 comprimidos anticoncepcionais em média, ou seja, é uma bomba de hormônios no organismo da mulher que pode, com certeza apresentar efeitos colaterais posteriores, assim ela foi desenvolvida como uma medida de emergência.

Efeitos Colaterais da Pílula do Dia Seguinte

Os médicos quando receitam a pílula para suas pacientes avisam que um dos efeitos colaterais comuns e imediatos é o vomito e a diarreia, e no caso de se manifestarem esses sintomas na primeira meia hora depois da ingestão da pílula ela deve ser tomada novamente. Outros efeitos colaterais normais são alteração no ciclo menstrual, dor de cabeça, náuseas e sensibilidade nos seios decorrentes da alta dose de hormônio contida nas pílulas. Quanto a alteração do ciclo menstrual essa deverá perdurar por diversos meses, ficando muito difícil calcular o período fértil da mulher nos meses seguintes ao uso da pílula. As pessoas que tem maior sensibilidade orgânica devem solicitar ao médico um remédio contra enjoo para ser tomado junto.

Cartelas de Comprimido

Como Saber se Deu Certo

Uma das maiores duvidas de quem usa a pílula do dia seguinte é quanto a sua eficácia no seu caso ou não, e a maioria das mulheres fica muito ansiosa até que venha a sua menstruação, no entanto não existe maneira de prever se a pílula evitou a gravidez ou não, a não ser realizando exame de sangue que devem ser realizados se após três semanas a menstruação não houver decido. Os exames de farmácia são ineficazes nesse caso porque podem ter seu resultado alterado pela grande quantidade de hormônio no organismo da mulher. O atraso na menstruação é normal depois do uso da pílula, depende do organismo de cada pessoa, assim não existe uma forma certa de saber se a pílula teve o resultado desejado a não ser aguardar fazer o exame de sangue no prazo de 3 semanas, se necessário.

Comprimidos

A Pílula é Abortiva?

Um último esclarecimento sobre a pílula do dia seguinte é com relação a polémica questão dela ser ou não abortiva. O efeito da pílula é dificultar a passagem do espermatozóide pelo colo do útero e depois impedir sua fixação na parede do ovário, assim ele não é abortivo pois não deixa a gravidez acontecer. Isso explica o porque o método é tão mais eficaz quanto mais cedo for utilizado.

Não Deu Certo, Engravidei. E Agora?

Uma das grandes dúvidas que afligem as pessoas que usam a pílula do dia seguinte e mesmo assim a gravidez ocorre é se há algum risco para a saúde delas ou para o bebé feliz que conseguiu vir ao mundo. A resposta dos médicos é clara nesse sentido afirmando que não há nenhum registo de que algum problema já tenha acontecido ou possa a vir acontecer, o efeito da pílula do dia seguinte é somente evitar a fixação do óvulo fecundado no ovário não actuando sobre sua formação, portanto em caso de necessidade ela pode ser tomada com segurança.

Nosso Pitaco

Evitar a gravidez não planeada é um dos problemas da modernidade, mas quando abordamos este tema muitos outros vem a tona, e entre eles o principal é o sexo sem protecção e o risco das doenças sexualmente transmitidas – as temidas DST.  As relações sexuais cada vez mais precoces e descomprometidas, mais do que um problema moral, ético ou familiar, também são um problema de saúde pública, representado pelos altos índices de DSTs que podem levar seus portadores até a morte, como é o caso da SIDA, e muitas outras doenças que afretam mulheres e homens, que são transmitidas através das relações sexuais sem protecção. Por este motivo que tem se desenvolvida diversas campanhas nacionais incentivando o uso de camisinha, especialmente em épocas como o Carnaval e outras festas e eventos populares.

A consciencialização através de programas educacionais nas escolas, com certeza é a melhor forma de tratar esse assunto, tornando os jovens responsáveis efectivamente pelo uso de seu corpo. A pílula do dia seguinte pode ser um método eficiente e correto para adultos depois de algum problema com a camisinha por exemplo, ou outro contratempo, mas não deve ser utilizada de forma irresponsável e sem compromisso, como solução de todos os problemas.

Reportagem do Fantástico Sobre a Pílula do Dia Seguinte

Opinião de Especialista e Esquema de Como Funciona a Pílula do Dia Seguinte

Fonte


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1.552 comentários a “Pílula do Dia Seguinte”
  1. Avatar de juliana
    juliana

    ola mim ajudem por favor .. Fiiz sexo sem camisinha com meu namorado e ele gozou mas assim que terminou durante meia hora tomeia a pirola do dia seguinte doze hrs depois tomei a outras mas fiquei tao nevorsa e comedo de esta gravida que engole 2 anticoncpcional depois de 2:00 mas tomei o dia D certinho posso esta gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada me situações de emergência e não de pura irresponsabilidade só porque “fez sexo sem camisinha”.
      Nenhum contraceptivo é 100%, pelo que risco de gravidez há sempre.

  2. Avatar de tata
    tata

    Ola tomo anticoncepcional injetavel,e na terça feira (12/06) tive relação sem porteção,nao confiando muito no efeito do anticoncepcional tomei 2 horas depois a pilula do dia seguinte sera que minha mestruação vai atrsar muito?por favor me ajude…

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se não confia no anticoncepcional que toma, porque razão o faz? E melhor, porque não usou a preservativo?
      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal.
      Ao tomar a pílula do dia seguinte pode sim suceder um desregular do ciclo menstrual.

  3. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Boa noite. tive relaçoes sexuais com o meu namorado e correu mal e tive de tomar a pílula do dia seguinte passado uma semana voltou a acontecer um acidente e voltei a ter de tomar.
    no dia seguinte veio me a mestruaçao e tive durante uma semana. sera que posso estar grávida na mesma?? devidi a segunda vez??

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se há menstruação não há gravidez!!!

  4. Avatar de beatriz
    beatriz

    Boa tarde, tive relaçoes sexuais com o meu namorado e devido a um acidente tive que tomar a pilula do dia seguinte mas passado 6 dias voltamos a ter relaçoes e voltou a acontecer um acidente e voltei a tomar a pilula do dia seguinte no dia a seguir veio-me a menstruação e tive durante uma semana. ha hipotese de tar gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se há menstruação não há gravidez!!

  5. Avatar de loirinha
    loirinha

    bem, estou um pouco preocupada com uma situação que ocorreu na tarde passada sexta-feira. eu e o meu namorado tivemos juntos mas não houve qualquer penetração..no entanto, entre as brincadeiras, tenho receio que o liquido lubrificante dele tenha tido contacto com a minha vagina, pois nao me recordo se tal aconteceu.. como precaução, 4 horas depois tomei a pipula do dia seguinte. so que ja passou um dia e ainda nao tive nenhum sintoma. sera que posso ficar gravida? há essa possibilidade? e se ocorrer uma hemorragia, isso significa que nao ficarei mesmo gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não há qualquer obrigatoriedade de sintomas para que a pílula seja eficaz.
      Só saberá se a mesma foi eficaz quando vier a menstruação, que, pelo factor de ter tomado a pílula do dia seguinte, pode atrasar.

  6. Avatar de kerollyn

    a minha duvida é se corre risco de ingravidar no dia que sua mistruação for embora e se passar 14 dias e ter relação e efecular dentro se tem risco essa é a minha pergunta

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Só é possível engravidar em período fértil.
      Ver: http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/

  7. Avatar de Soraia
    Soraia

    ola boa tarde!
    fix relações com o meu namorado no dia 8 deste mes por volta das 16h30 e fui buscar a pilula do dia seguinte que tomei por volta das 22h (pois não estava a tomar a pilula).
    é a 2ª vez que recorro a esta pilula e na primeira o periodo veio logo passada 3/4 dias, mas desta vez~ainda não veio nada apenas um corrimento estranho. ja vai fazer 15 dias que tomei ha alguma possibiliadade de estar gravida??

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica serve para ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade como a situação que relata.
      Sendo que nenhum contraceptivo é 100% eficaz, pelo que risco de gravidez há sempre, e quantas mais vezes fizer uso da pílula do dia seguinte corre o risco de a mesma não ser eficaz.

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Boa Tarde,

    A minha namorada toma a pílula Mercilon regularmente e iniciou o ATB Clavamox há 3 dias atrás. A partir desse momento, como prevenção, as relações que tivemos foram sempre com recursos a método de barreira (preservativo). Acontece que esta noite o preservativo rompeu-se…

    A minha dúvida é: o Clavamox (Amoxicilina) interfere com o efeito da pílula?

    ..caso interfira o efeito da “pílula do dia seguinte” também está comprometido?

    Obrigado Francisco

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O medicamento Clavamox interfere com a eficácia da pílula contraceptiva.
      O antibiótico também pode interferir sim com a eficácia da pílula do dia seguinte.

  9. Avatar de Nathalia Leite
    Nathalia Leite

    Ola

    Tomo a pílula Elani 28, há exatamente 1 mês. Ocorreu um imprevisto no dia que eu tomei a ultima pílula da primeira cartela: meu namorado ejaculou e a camisinha ficou dentro da minha vagina.
    Minha dúvida é em relação ao uso ou não da pílula do dia seguinte, ou se, pelo fato de tomar uma pílula contínua, sem intervalo, me deixa mais protegida?

    Obrigada.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se toma a pílula, e se a toma de forma correcta estará protegida pela sua eficácia, não havendo necessidade, na nossa óptica, da toma da pílula do dia seguinte.

  10. Avatar de isabel
    isabel

    ola eu tomei a pilula do dia seguinte no dia 20 de março passado uma semana ocorreu um sangramento depois no dia 15 de abril veio a menstruaçao depois no dia 19 de maio veio outra e havia de ter vindo por volta do dia 20 de junho e hoje ja sao 28 e ainda nao veio nada sera normal?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Ao tomar a pílula do dia seguinte pode desregular o seu ciclo menstrual!

  11. Avatar de Gabriella
    Gabriella

    Fiz sexo com o meu namorado na sexta ferira passada e estava menstruada , mas mesmo assim fiz com camisinha, e toda vez que ele tinha vontade de gozar ele tira. Se passou uma semana e sexta feira agora fiz novamente , de camisinha também , mas só que dessa fez ele gozou dentro de mim ( de camisinha e ela não furou) mas como somos novos nessa área de sexo fiquei com medo de ter acontecido alguma coisa e 10 min depois tomei a pilula do dia seguinte as 10:30h da manhã, mas esqueci de tomar a segunda na hora que seria 10:30h da noite acabei demorando 30 min tomei as 11h da noite. Corro risco de está gravida ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se o preservativo foi usado correctamente e se se encontrava em perfeitas condições não vemos motivos sequer para se preocupar com uma eventual gravidez, não tendo sido necessário a toma da pílula do dia seguinte.
      Até porque, o facto de praticar coito interrompido, vulgo ejaculação externa, em nada previne uma gravidez.

  12. Avatar de Bianca.L

    Boa Tarde
    A poucos dias tive relacoes sexuais onde o meu namurado veio para dentro de mim, isso ocureu a menos de 60 horas, mas ja tive uma pequena perca de sangue, nada parecido como o meu periodo regular. e acabei de tomar a pilula do dia seguinte.. Sera que a pilula do dia seguinte ainda consegue funcionar ?’

    Sim porque vi ai em cima que no meio de 49 a 72 so tem como percentagem de nao funcionar 50%.

    Brigada fico a espera da resposta!’

    1. Avatar de Bianca.L

      ?’

    2. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade como a situação que relata.
      O facto de haver ejaculação externa, vulgo coito interrompido, em nada previne uma gravidez, portanto mesmo que não tivesse havido ejaculação interna não estaria protegida.
      Sim, a pílula se tomada após 48h da relação tem uma eficácia muito diminuta.

      1. Avatar de Bianca.L

        O facto de haver ejaculação externa, vulgo coito interrompido, em nada previne uma gravidez, portanto mesmo que não tivesse havido ejaculação interna não estaria protegida.

        por mais que leia nao o consigo entender !? esplique-me la por palavras mais (normais) :p

  13. Avatar de Fabiane Lima
    Fabiane Lima

    Boa noite, hj tive relaçoes sexuais com meu namorado e ele nao se previniu e nem eu, sendo que ele garante que gozou dentro de mim posso tomar a pilula do dia seguinte? e posso ter certeza de que nao vou engravidar??

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade como a situação que relata.
      A partir do momento que tem uma relação desprotegida há sempre risco de engravidar.

  14. Avatar de Maria
    Maria

    Estava a tomar a pilula yasmine (já é a segunda caixa). Esqueci de tomar o penultimo comprimido (mais de 24horas) e tomei o ultimo comprimido da caixa juntamente com o penultimo. A ultima toma foi no sábado e tive relações no domingo. Aguardo que apareça o periodo, e hoje terça ainda não apareceu. Será que posso tomar a pilula do dia seguinte? Ou espero um pouco mais pois o periodo pode aparecer?

    Obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Porque é que haveria de tomar a pílula do dia seguinte?
      Sim, deve aguardar pela vinda da menstruação durante a pausa dos 7 dias.

  15. Avatar de vih
    vih

    tomei a 1 pilula as 17:30, quando fui tomar a segunda ja era 9:00 da manhã,meu celular não despertou no horario certo, corro algum risco de gravidez ? aguardo a sua resposta 🙂

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Desde o momento que recorre à pílula do dia seguinte é porque há risco de gravidez.

  16. Avatar de Natalia
    Natalia

    Olá.
    Eu fiz pausa de 1 mês no anticoncepcional,pois já o tomava ha 4 anos.
    Durante esse 1 mês, tive relação sexual desprotegida e tomei a primeira dose da pilula do dia seguinte corretamente, mas a segunda atrasei 1 hora do horário correto.
    Qual o risco??? Ela perde muito a eficácia?????
    Obrigada!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Primeiro deveria saber que a pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade.
      Ao tomar a pílula incorrectamente sim, pode afectar a sua eficácia aumentando assim o risco de gravidez, que desde o momento que tem uma relação desprotegida existe.

  17. Avatar de Amy
    Amy

    Olá…
    Eu Tive relações com o meu namorado em que o preservativo rompeu e no dia seguinte tomei a pílula do dia seguinte passado 18 horas depois da relação… Eu queria perguntar, pois estou com medo, se a hemorragia acontece mesmo ou só em alguns casos … e quanto tempo demora a vir depois de tomar a pílula… se isso se pode saber… obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não há qualquer obrigatoriedade de sangramento após a toma da pílula do dia seguinte, nem tampouco ter qualquer sintoma.
      Só saberá, efetivamente, se a pílula foi eficaz quando vier a menstruação, que devido à toma poderá atrasar.

  18. Avatar de Amy
    Amy

    E como é que eu posso diferenciar a hemorragia da menstruação?

  19. Avatar de Amy
    Amy

    Já agora, tenho apenas um sintoma sinto dor mamária…
    Obrigada ajudou imenso … Foi a 1º vez que usei a pílula, espero nunca mais ter de usar… uso sempre método contraceptivo, só que desta vez correu mal…
    Obrigada mais uma vez…

  20. Avatar de Amy
    Amy

    Tenho apenas mais uma dúvida , isto nunca me aconteceu e por isso estou preocupada e estou a ler tudo sobre isto… nuns sítios diz que se tem de tomar duas doses isso é verdade?eu só tomei uma porque só vinha uma… A pílula que eu tomei é Norvelo que só trás um medicamento….

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Existem pílulas do dia seguinte de dosagem única, ou seja, um comprimido, pelo que só é necessário tomar 1.
      Existem outras de dosagem dupla, ou seja, dois comprimidos, aí nessa situação aplica-se o artigo acima.

  21. Avatar de luciana
    luciana

    Boa Noite,
    gostaria de saber, se posso esta gravida tive relação com meu namorado 6 dias depois da minha mestruação, ele usou camisinha so que antes ele ficou passando o penis na minha vagina, depois colocou a camisinha.mesmo assim tomei a pilula do dia seguinte so que 23 horas depois e a outra 12 depois da primeira.estou desesperada me ajude por favor, tem chances de esta gravida

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se estava em período fértil pode sim ser possível.
      Em relação à pílula do dia seguinte a mesma não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade.
      Como qualquer contraceptivo a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz, pelo que risco de gravidez há sempre.

  22. Avatar de michelle
    michelle

    tomei apirula do dia seguinte depois de horas ja faz uma semana e nao houve sangrmento nem um sera que nao funcionou .por favor me responde sou muito anciosa por conta da anciedade tomo ate remedio anti depresivo…. estou a ponto de inloquecer … desde ja agrdeço

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não existe qualquer obrigatoriedade de sangramento para que a pílula do dia seguinte seja eficaz.

  23. Avatar de Renata
    Renata

    Boa Noite!Eu tive relação com camisinha e rompeu,tomei a pilula em menos de 24h só q no dia seguinte aconteceu novamente da camisinha romper n tomei a pilula pq sei o quanto faz mal…existe chance de gravidez?Fiz o exame de sangue só q tinha dias após o coito e deu negativo
    Obrigada!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se estava em período fértil, sim pode ser possível.
      O teste de gravidez convém ser feito pelo menos com 7 dias de atraso menstrual.

  24. Avatar de josimeire

    transei sem camisinha tepois de 30 minutos tomei prlula do dia seguinte ,nao tive sangramento algun hoje faz 9 dias e nao tive nada so apenas uma dor no meio da barriga………sera q posso estar gravida???????????????

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade como a situação que relata.
      Se ao menos se tivesse dado ao trabalho de se informar sobre o que toma ou pelo menos ter lido o artigo acima saberia que não há qualquer obrigatoriedade de sangramento para que a mesma seja eficaz.

  25. Avatar de josimeire

    fiz 2 teste de famacia e deu negativo

  26. Avatar de BSCG
    BSCG

    Preciso de ajuda. Ontem tive um problema com o meu namorado, o preserativo rebentou. Hoje de manha, tomei logo a pilula do dia seguinte. Passados 15min após a toma da pilula tive necessidade de ir à casa de banho e as minhas fezes estavam ligeiramente mais moles que o normal. No entanto, penso que não era bem diarreia, só estavam ligeiramente mais moles, pode ser fruto da alimentação etc.
    Tenho de tomar outra vez a PDS ?

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      E ai aconteceu o que? No final deu tudo certo?

  27. Avatar de jose
    jose

    Boa noite!! tomo ciclo 21 a quatro meses.. na terceira cartela, tomei o último comprimido que era pra ser na quinta, sexta, dei a pausa de oito dia, como deve ser.. só que tinha ficado na duvida se começaria a quarta cartela na sexta ou no sábado, e pelas contas seria no sábado e foi o que fiz..
    tive relações com meu namorado sem camisinha e por causa da duvida, tomei a pilula do dia seguinte em 24h e a outra em 12h, fiz certo?? corro risco de engravidar? por favor me ajude!!!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Por causa da dúvida o correcto era ter usado preservativo, a pílula do dia seguinte não tem essa finalidade.
      Quando há um atraso, geralmente superior a 12h, o que deve fazer é LER SEMPRE a bula da sua pílula, já que o procedimento a adoptar pode divergir de pílula para pílula.

  28. Avatar de kleimano
    kleimano

    boa noite!! tive relaçõa com aminha dama depois das mestruação ter vindo ou seja 3 dias depois ,sem preservativo. entretanto fiquei com medo, mandei ela tomar a pilula do dia seguinte, só que ela tomou no terceiro dia quase a completar 72h. depois passado uma simana ela disse-m que tava sagrar de novo.. a minha pergunta é si isso é efeitos segúndario do comprimido ou ela esta gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa e pura irresponsabilidade.
      Ao tomar a pílula do dia seguinte pode sim surgir um sangramento, no entanto ao ocorrer gravidez também, pelo que só poderá ter 100% de certeza da sua eficácia quando aparecer a menstruação, que devido à toma poderá atrasar-se.

  29. Avatar de Lidynéia Anunciata
    Lidynéia Anunciata

    Oi… gostaria de uma ajuda nunca tomei anticoncepicional tive relação no dia 02/6 e minha mestruação sempre vem dia 05 mas tive relação e estorou a camisinha tomei a pirula no dia seguinte por volta das 15:00 horas, porém no dia 15/07 tive relação com meu noivo porém estourou a camisinha e tomei a pirula por volta de 48horas, porém estava no meu periodo fertil, li alguns artigos e falm que a pirula tomada uma perto da outra pode correr riscos de não funcionar, queria saber se há possibilidade de estar gravida??? me ajudem ….. não fiz o teste de gravides pois estou com medo do resultado e pelo que li em alguns artigos o teste so pode ser feito com o atraso da mestruação, então não posso fazer antes dela vim para que eu possa ficar mas tranquila e meu noivo também, ME AJUDEM PORFAVOR !!!!!!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, é verdade que se tomar várias vezes a pílula num curto espaço de tempo há a possibilidade da mesma não ser eficaz podendo originar uma eventual gravidez.

  30. Avatar de She
    She

    OLá, minha ultima menstruação foi no dia 20 de junho ate dia 25 de junho, aai no dia 12 de juLHO, eu e meu namorado tivemos relação sem proteção ,ai tomei a pilula do dia seguinte, 2 horas apoós o ato, tbm tomei meu anti (que tinha parado de tomar ,pq nao tinha me acostumado com esse anti)jjunto com a pilula, na hora do desespero, e meu anti é elane 28,aquele que nao menstrua,entao tomei,ai no outro dia aconteceu denovo, só que a camisinha furou nao tenho ctza de ejaculou dentro ,mas um pouco sei que sim. ai nao tomei pilula do dia seguinte pq eu ja tinha tomado nao fazia nem 2 dias, ai tomei anti, (se o anti for deixado de tomar 2 dias menstrua) entao tomei ele e fiquei dois dias sem tomar, e desceu mentruação, mas a menstruação normal veio só dia, depois veio ela meia preta e já parou, ai depois disso eu começei a tomar squeço o anti, todo dia só que eu esqueço o horario ai tomo muito desregulado,mas dai ontem parei pra ver se descia a menstruação, aai to com enjoo nao sei se é coisa da minha cabeça ou oque .. me ajuda ,obrigada desde ja

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade como indica.
      Todo o procedimento que fez foi incorrecto na toma da pílula contraceptiva, pelo que, obviamente, não estará protegida pela sua eficácia.

  31. Avatar de Fabiana
    Fabiana

    Tomei a pílula em menos se 24 hrs após, porem atrasei a segunda dose, o segundo comprimido, pois tava viajando e o perdi, acho que atrasei umas 6 – 7 horas, era pra tomar as 6 da manha eu tomei a 1 da tarde, quais as consequências disso ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Obviamente que as consequências disso pode ser a não eficácia da pílula, já que a tomou de forma errada.

  32. Avatar de She
    She

    minha pergunta ainda nao foi respondida

  33. Avatar de letícia
    letícia

    por favor, me ajudem , no dia 26/06 tive um acidente durante a relação e tomei a pds , mas já n estava com tanta eficiencia, tive sangramento no dia 17/07 , e agora no início de agosto estou sentindo meus seios maiores ,doloridos e o bico está sempre duro. posso estar grávida, ? já lí q é possível estar grávida msm se estiver ocorrido sangramento. , por favor , respondam-me o mais rápido possível , muito obrigada.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, se ocorrer sangramento (diferente de menstruação), é possível sim uma gravidez, já se for menstruação é impossível.
      Se tem dúvidas quanto a uma possível gravidez faça um teste.

  34. Avatar de leila
    leila

    eu estava transando com meu namorando , quando ele ejaculou a camisinha ficou dentro de mim e eu sinto espirando perto da minha coxa , na mesma hora nois fomos mas uma vez e dessa vez sem a presevativo , logo depois nois compramos a pirula e eu tomei em 3 ou 4 horas no maximo por ai , e 12 horas depois tomei a outra dose , corro riscos ? obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      À partida estará protegida pela eficácia da pílula.

  35. Avatar de Karol
    Karol

    -‘ eu tive relação sexual com meu namorado e ele ejaculou dentro, sendo que tomei a pilula do sia seguinte, se passou um dia e no outro vacilamos de novo, ai tomei a pilula novamente, essa pilula vai fazer efeito? sendo que tomei digamos que uma encima da outra so teve intervalo de um dia.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade.
      Ao tomar a pílula do dia seguinte num curto espaço de tempo pode sim colocar em causa a sua eficácia.

  36. Avatar de Maria
    Maria

    Minha mestruação veio dia 28 de julho e terminou por volta do dia 3 de Agosto.
    No dia 10 de agosto tive relação sexual com o meu namorado quando reparamos o preservativo tinha rompido. Passado duas horas tomei a pilula do dia seguinte ( das que so tras uma pilula ) . existe algum risco de engravidar ?
    Grata pela atenção

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Nenhum contraceptivo é 100% eficaz nem mesmo a pílula do dia seguinte, pelo que, obviamente, risco de gravidez há sempre.

  37. Avatar de fabio mangueira
    fabio mangueira

    fiquei com uma menina. e ejaculei dentro na primeira relaçao ela tomou a pilula e no outro dia fizemos relaçao novamente mas dessa vez nao ejaculei dentro. mas mesmo assim ela tomoou outra pipuila do dia seguinte.. tem algum perigo nesse procedimento que ela fez?

    desde ja fico grato

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerado como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade como a situação que relata.
      Ao tomar a pílula do dia seguinte num curto espaço de tempo arrisca-se a anular a sua eficácia, e o facto de não haver ejaculação interna, vulgo coito interrompido, é completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez.
      Pelo que se não quer engravidar seja responsável e use protecção.

  38. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Tive relação sexual com meu namorado e ele acabou gozando dentro de mim 2 vezes durante o ato. Tomei a pipula 52 horas após a pílula, sendo que tive uma reação de tontura enjoada o dia inteiro então resolvi não tomar o segundo comprimido , corro o risco de estar grávida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade.
      A partir do momento que tem uma relação desprotegida, como é óbvio, se estiver em período fértil corre sempre o risco de engravidar.

  39. Avatar de Maria
    Maria

    Boa tarde.
    Tive a menstruação do dia 12 até ao dia 16. Hoje (dia 19), tive uma relação. Durante o acto, o preservativo rebentou. Eu e o meu companheiro demos por isso e parámos logo. Será que devo tomar a pílula do dia seguinte? Agradecia a maior brevidade possível na resposta. Obrigada.

  40. Avatar de Maria
    Maria

    Boa noite, tomo a pilula à 6 anos e em relação à toma sou muito certinha, é raro, muito raro esquecer-me de tomar o comprimindo à hora certa. No dia 16 de Agosto (5ºfeira) tomei o último comprimido da carteirinha e amanha, dia 20 está previsto vir-me o periodo O que acontece é que acabei de ter relações sexuais com o meu namorado e o preservativo rompeu-se. Será que devo tomar a pilula do dia seguinte?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula, se tomada de forma correcta, é eficaz mesmo durante a pausa dos 7 dias!!

  41. Avatar de Ig
    Ig

    Ola,eu tomei a primeira pílula 28 horas depois da relação e a segunda tomei com um atraso de 40 minutos.Sei que não é 100% eficaz mesmo tomando no horário correto, mas esses 40 minutos de atraso são de grande importância?
    Obrigada.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não, essa diferença não coloca em causa a sua eficácia.

  42. Avatar de Barbara
    Barbara

    Tive relacoens com o meu namorado passado uma hora tumei a piula do dia seguinte agora o oeriudo vem pouquinho nao custumava a vir assim sera que estou gravida ajude.me estou desesperada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade.
      Em relação à outra parte da questão basta que se dê ao trabalho de ler o artigo acima.

  43. Avatar de Barbara
    Barbara

    estive com ele no dia 17 e o periudo veio.me ontem dia 22

  44. Avatar de Anon.
    Anon.

    Olá, eu e o meu namorado tivemos relações sexuais sem preservativo, e ele nao sabe bem se lhe saiu ou nao alguma coisa, mas eu tomei no dia seguinte, a pilula ”do dia seguinte” será que posso engravidar?
    só tomei uma pilula.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser usada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser usada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade.
      A partir do momento que tem relações desprotegidas corre sempre risco de engravidar.

  45. Avatar de erica m.
    erica m.

    É possível toma pilula do dia seguinte todo mês ?

  46. Avatar de fabi
    fabi

    Quando se esquece de tomar o anti-concepcional no dia da relação e no dia seguinte da relação, qual a chance de engravidar? se eu tomar a pilula do dia seguinte posso continuar tomando meu anti-concepcional?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Isso não se trata de questões de probabilidade para se chutar valores. A partir do momento que a pílula é tomada de forma errada a eficácia da mesma pode ser comprometida sim.

  47. Avatar de Mariii
    Mariii

    Bom dia…eu ha tres horas tive relações sexuais com o meu parceiro e ele ejaculou dentro de mim e estou no período fértil…eu tomo a pilula conceptual YAZ ha 6 anos q foi quando comecei a tomar a pilula. Eu passado uns 4 dias da mensturação acabar foi pro hospital com uma colica renal e tive de tomar medicação directamente para o sangue e isso deve ter cortado o efeito da pilula e depois disse houve uma pilula q so tomei passado as 12 horas de atraso. É mesmo necessário tomar a pilula do dia seguinte para evitar uma possivel gravidez ou posso ficar desacansada?agradecia uma resposta o mais rapido possivel.obrigada e os melhores cumprimentos.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de irresponsabilidade, pelo que se tomou algo que possa ter afectado a eficácia da pílula e ainda a tomou de forma errada (com um atraso superior a 12h) deveria ter-se protegido na relação!

      1. Avatar de Mariii
        Mariii

        Até aí já eu me tinha apercebido…se me tivesse protegido nao estava a colocar esta duvida, certo?nao protegi pk como disse so verifiquei q estava no periodo fertil depois e so me lembrei depois q a medicaçao poderia ter cortado o efeito.de qualker das maneiras nao respondeu a minha pergunta mas pelo menos na farmacia respondem!

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          A sua questão foi sim respondida, provavelmente não da forma que gostaria.
          A sua questão era se deveria tomar a pílula do dia seguinte, nós explicamos-lhe para que serve e em que condições deve ser tomada, e ainda indicámos que se tomou a pílula incorrectamente podia ter colocado em causa a sua eficácia daí a necessidade de se ter precavido, a partir disso tomava a sua própria decisão.

  48. Avatar de Idalina (portugal
    Idalina (portugal

    oi. tenho duvida minha mestruacao apareceu no dia 2 de agosto, portanto tivemos relacoes desprotegida no dia 15 do mesmo mes. que fazendo as contas estava no periodo fertil, porem no dia seguinte tomei a pilul do dia seguinte, passando 12 horas mas nao as 72 horas. no dia 25 voltei a me relacionar porem nao tomei nada pois sabia que nao estavano periodo fertil. os meus seios estao doridos hoje sao 2 de setembro e o meu periodo nao aparece. sera que estou gravisa? por favor ajudem-me.o meu atraso sera do facto de ter tomado a pilula ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade como relata.
      Em relação à sua outra questão irá encontrar a resposta ao ler o artigo acima!

  49. Avatar de Idalina (portugal
    Idalina (portugal

    desculpem a cartela da pilula do dia seguinte continha apenas um comprimido. a farmaceutica disse-me que havia 2 tipos a cartela de 1comprimido e a de 2 comprimidos e na farmacia so havia a de1. e foi a q tomei

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Procede, existem 2 tipos a de dosagem única e dupla.

  50. Avatar de Marcelo Guilhermino
    Marcelo Guilhermino

    Olá, eu tenho uma duvida. Minha namorada comprou uma cartela de pilula do dia seguinte. Ele contia 2 comprimidos. Da primeira vez, ela tomou 1 comprimido depois de 48 hras apos o ato sexual. Só que ela chegou a menstruar antes das 12 hras que serviriam de espera para a 2ª dosagem. Entao ela guardou o segundo comprimido. Depois de algumas semanas nos transamos e a camisinha estourou. Agora ela tomou o 2º comprimido que tinha sobrado antes de 6 hras depois do ato. Ela precisa de uma segunda dosagem? Quais sao as chances de engravidar se tomar apenas 1 pilula de um remedio que sao 2 dosagens? Obrigado pela atencao. Adorei o site!