“Cinco Razões para não usar preservativo”

·

·

,

Anúncio português de prevenção da doença ganhou primeiro prémio em concurso europeu.

O spot publicitário português “Cinco Razões para não usar preservativo” foi considerado o melhor anúncio governamental europeu de prevenção da sida num concurso internacional, anunciou hoje a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida.

Para o coordenador nacional para a infecção VIH/sida, a atribuição deste prémio é “muito importante” porque demonstra que “é possível fazer campanhas que são reconhecidas como interessantes e importantes, quer do ponto de vista da mensagem, quer do ponto de vista estético e da forma como são realizadas”.

Henrique Barros realçou ainda o facto de o prémio ter sido concedido por um júri internacional, no concurso internacional “European AIDS Video Clip Contest ‘Clip & Klar europe 09′”, dinamizado pelo governo alemão, em que estavam a ser avaliados anúncios da generalidade dos países europeus.

O júri deste concurso foi constituído por um conjunto de profissionais destacados da área cinematográfica, dos média e da prevenção da infecção VIH.

O anúncio premiado de promoção da utilização consistente do preservativo foi exibido nas televisões portuguesas em Outubro de 2007 e conta com a participação de diversas figuras públicas: Vítor Norte, São José Correia, Pacman, Cucha Carvalheiro, Sara Prata, Rita Salema, Bruno Nogueira e Alberto Quaresma.

Henrique Barros adiantou à Lusa que este anúncio é “recordado” e “reconhecido” pelos portugueses, nos inquéritos realizados periodicamente pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida de avaliação da influência das mensagens televisivas, como o “mais relevante do ponto de vista da transmissão da ideia da prevenção”.

Relativamente à infecção da Sida em Portugal, Henrique Barros adiantou que os inquéritos têm indicado que “cada vez é maior a proporção de pessoas que toma medidas preventivas adequadas e que realizam os testes do HIV”, uma medida muito importante para o controlo da infecção.

Segundo o coordenador, os novos casos de infecção têm tendência para diminuir em Portugal, onde a população infectada ronda as 20 mil pessoas.

Fonte: JN



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 comentários a ““Cinco Razões para não usar preservativo””
  1. Avatar de val
    val

    tenho uma outra dúvida: vou fazer uma cirurgia nos olhos para corrigir o ceratocone e gostaria de saber se no pré operatório será solicitado o exame de SIDA? já ouvi falar que é proibido o pedido compulsório desse exame, é verdade? pra esse tipo de cirurgia que farei será requisitado esse exame? (é uma cirurgia chamada “cross link”, que faz com que a córnea “endureça”) muito obrigada pela atenção.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Um dos direitos do Seropositivo é não serem submetidos aos testes de SIDA / HIV / AIDS compulsoriamente, em caso algum. Os testes de SIDA deverão ser usados exclusivamente para fins diagnósticos, controle de transfusões e transplantes, estudos epidemiológicos e nunca qualquer tipo de controlo de pessoas ou populações.

  2. Avatar de val
    val

    então isso quer dizer que pra minha pequena cirurgia nos olhos não será pedido este teste? muito obrigada!

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não vemos motivos para que seja, mas se for pedido, tem o direito de não o fazer.

  3. Avatar de teresa
    teresa

    Bom dia eu tenho 19 anos tomo a pilula e eu e o meu namorado fazemos amor quase todos os dias. Às vezes ele ejacula dentro de mim. A nossa ultima relação foi na quarta-feira dia 11 e ele ejaculou dentro de mim, ontem à noite quando urinei senti um pequeno ardor e tive uma pequena perda de sangue hoje de manha aconteceu a mesma coisa o que poderá ser? agradeço a sua ajuda

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      As relações são desprotegidas? Se sim, além de ser possível gerar uma gravidez não evita uma DST.
      O que diz sentir pode ser uma infecção como pode não ser nada. Se continuar o melhor é consultar o seu ginecologista.

      1. Avatar de teresa
        teresa

        sim as relações sao desprotegidas tanto eu como ele não fizemos análises para deixarmos de usar preservativo e não tinhamos qualquer doença. a relação nem foi durante o período fertil e tomando a pilula acha que posso estar gravida?

        1. Avatar de teresa
          teresa

          sim as relações sao desprotegidas tanto eu como ele fizemos análises para deixarmos de usar preservativo e não tinhamos qualquer doença. a relação nem foi durante o período fertil e tomando a pilula acha que posso estar gravida? ah e a minha última menstruação veio dia 2 de jan e acabou dia 6 de jan dia em que comecei a tomar a terceira caixa de pilula que é a yasmin.

          1. Avatar de Planeamento Familiar

            Penso que colocou a questão em duplicado já que já respondemos a esta questão.

        2. Avatar de Planeamento Familiar

          Só é possível engravidar em período fértil, se não estava em período fértil claro que não é possível.
          Mas se tem sempre relações desprotegidas, mais dia menos dia arrisca-se a que engravide, mesmo que não haja ejaculação interna.