A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. A anorexia afecta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dimorfismo, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Anorexia
4 comentários a “Anorexia”
-
Olá, tenho 16 anos e tenho uma namorada com 15 anos, e ultimamente tenho notado que a minha namorada não se alimanta como devia, como muito pouco e diz que está muito gorda. Estou sempre a chamar a atenção dela que isso é errado, ela própria disse-me que o pequeno almoço dela é um iogurte líquido, e isso deixa-me em baixo, porque sei as concequências do que ela está a fazer ao seu corpo. O que quero saber é o que posso fazer para que ela deixe de fazer o que está a fazer?
-
De facto, e para a idade dela, um iogurte não é um pequeno almoço como deve de ser.
Antes de mais isso deveria passar mais pelos pais dela, no entanto, pode tentar fazê-la ver que isso irá prejudicá-la em vez de melhorar, faça-a sentir bem consigo mesma, sendo que esse é o mal de muitas mulheres, não se sentem bem com os seus próprios corpos, e por isso vem esse “desejo” de comer menos, para tentarem agradar-se a elas mesmas.
-
-
Quais são as melhores formas de fazer alguém sentir-se bem consigo mesma?
-
Existem tantas formas, e nenhuma é a melhor, porque cada pessoa é diferente. No entanto deixamos-lhe como sugestão o seguinte artigo: http://www.escolapsicologia.com/formas-para-sentir-se-melhor-consigo-mesmo/ até porque essa matéria já sai um pouco das nossas valências, pois entra no campo da psicologia.
-
Deixe um comentário