Norplant é formado por 6 cápsula de silicone, flexíveis, sendo que cada uma delas contém 36mg de levonorgestrel (LNG) no seu interior, totalizando 216mg de hormônio. Essas cápsulas tem 3,4cm de comprimento e 2,4mm de diâmetro, cada. Devem ser inseridas na face interna do braço menos ativo, um pouco acima da prega do cotovelo, por meio de uma agulha insertora apropriada, um trocarte, acompanhado de um êmbolo. Após inseridos, passam a liberar o LNG, sendo inicialmente a um uma taxa de 85μg / dia, passando, aos 9 meses a 50μg / dia, estabilizando em 35μg aos 18 meses. Seu mecanismo de ação inclui: inibição da ovulação; alteração do muco cervical; atrofia endometrial. A eficácia é alta, sendo que a taxa de falhas no primeiro ano de uso é de 0,2% e ao final do 5o ano é de 1,5%. Provoca, com muita frequência, alterações menstruais, sendo que, em cerca de 10% das usuárias, sobrevem amenorréia. Seus parefeitos são os próprios dos progestágenos. Não está disponível no Brasil e seu uso não foi liberado pelo Ministério da Saúde.

O Norplant II (Jadelle) é constituído de 2 bastões nos quais o silicone e o LNG estão misturados e há uma fina película de silicone que os reveste. Cada um mede 4,4cm de comprimento e 2,4mm de diâmetro. A técnica e o local de inserção são similares aos do Norplant®. A liberação do hormônio também segue o mesmo padrão. Não está disponível no mercado e seu uso não está autorizado.

O que pode acontecer se os Implantes NORPLANT® não são removidos depois de cinco anos?

Os Implantes NORPLANT® não oferecem nenhum risco depois de cinco anos. No entanto, uma vez que os níveis de hormônios liberados pelos Implantes NORPLANT® se reduzem com o tempo, depois de cinco anos eles não evitam a gravidez tão bem quanto durante os primeiros cinco anos de uso. Evidências disponíveis sugerem que com o aumento da taxa de gravidez, aumentará também a taxa de gravidez ectópica.

Devido ao risco aumentado de gravidez, as recomendações atuais (que se aplicam a todas as mulheres ndependentemente de peso ou faixa etária) é que esses implantes sejam removidos no final de cinco anos. Provedores e mulheres devem estar cientes, no entanto, que dados recentes sugerem que para mulheres que pesam menos de 60 kg e/ou têm mais de 30 anos na época da inserção dos implantes, existe ainda uma boa proteção depois de seis ou sete anos da colocação.

No entanto, esta proteção é menor do que a proporcionada durante os primeiros cinco anos. Conforme o acima descrito, pode haver um risco aumentado gravidez intrauterina e ectópica, mas esse risco tende a diminuir com a idade. Uma mulher pode se recusar a remover os seus Implantes NORPLANT® depois de cinco anos. Nesses casos a mulher deve ser orientada sobre os riscos potenciais (incluindo gravidez) e os benefícios anticoncepcionais. Se a mulher ainda assim se recusar a removê-los, ela deve ser estimulada a usar um método anticoncepcional complementar.

Qual é o risco de gravidez ectópica enquanto a mulher estiver usando Implantes NORPLANT®?

O risco de gravidez ectópica durante os primeiros cinco anos de uso é reduzido comparado a usuárias que não tomam anticoncepcionais, sendo que os Implantes NORPLANT® são método anticoncepcional altamente eficaz.

Apesar de que os Implantes NORPLANT® reduzem o número total de gravidezes, as gravidezes que ocorrem têm um maior risco de ser ectópicas quando comparado com o risco de gravidez ectópica quando se usa a maioria dos demais métodos anticoncepcionais. Por isso, quando uma usuária de Norplant® engravida, deve ser observada para que sejam detectados os sinais e sintomas de gravidez ectópica.

Os Implantes NORPLANT® são menos eficazes em mulheres de maior peso?

O peso elevado não parece diminuir substancialmente a eficácia de Implantes NORPLANT® de tubos flexíveis. Por outro lado, os Implantes NORPLANT® fabricados com os tubos não flexíveis mais antigos (não fabricados desde de 1992) são menos eficazes em mulheres que pesam mais de 60 kg. No entanto, esses níveis de eficácia são aceitáveis para muitas mulheres.

Quais outros métodos podem ser usados com os Implantes NORPLANT®? Quais são as recomendações para uso de métodos complementares depois de cinco anos do uso de Implantes NORPLANT®?

  1. Durante os Primeiros Cinco Anos:Durante os primeiros cinco anos de uso os Implantes NORPLANT® são um método anticoncepcional altamente eficaz. Sendo assim, não há necessidade de outro método anticoncepcional complementar para proporcionar proteção contra gravidez.
  2. Depois dos primeiros cincos anos da utilização de Implantes NORPLANT®: Em algumas circunstâncias (por exemplo, se a remoção imediata não é viável em uma mulher que pesa mais de 60 kg ou se a usuária recusa a remoção), é razoável para a usuária [e/ou provedor] considerar a escolha de qualquer outro método anticoncepcional como método de apoio, quando o nível de norgestrel liberado pelos implantes, se encontra diminuído. Existe, não obstante, a preocupação teórica de que a combinação de um DIU de cobre ou
    inerte com os implantes poderia levar a um aumento inaceitável do sangramento menstrual e, por isso, aumentar o risco de anemia.
  3. Para proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST): A qualquer momento, para proteção
    contra DST podem ser utilizadas as camisinhas e outros métodos de barreira.

Vídeo demonstrativo de inserção

Pequena apresentação sucinta de Jadelle

Podem descarregar o pdf abaixo.

download1