Ovulação e Menstruação

·

·

,

Durante um ciclo menstrual comum da mulher, existe um período de dias nos quais a relação sexual tem grande probabilidade de resultar em gravidez,. Este período é chamado de Período Fértil.

O ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação e, na sua primeira fase, ocorre uma produção exclusiva de estrogénio pelo ovário que logo após a ovulação dá início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.

O tempo de vida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides têm uma vida maior, variando de 24 até 48 horas (há quem defenda as 96h). Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.

Alguns sinais fisiológicos são indicativos da ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor pélvica que ocorre em algumas mulheres, provocada pela distensão excessiva do folículo que envolve o óvulo, na hora da eliminação do mesmo.

Outro sinal sugestivo de já ter ocorrido a ovulação é a mudança da temperatura basal do corpo da mulher. Isto ocorre devido a progesterona que promove uma elevação de cerca de 0,2 – 0,6ºC da temperatura. Esta elevação pode ser precedida por uma leve queda, que corresponde ao pico de estrogênio, que ocorre pouco antes da ovulação.

Por fim, outra característica que pode ser avaliada é a mudança do aspecto do muco cervical (secreção que sai na vagina). Após a ovulação, a progesterona faz com que o muco seja produzido em pequena quantidade, sendo espesso e viscoso, devido à grande quantidade de células e a pouca quantidade de líquidos. À medida que aumenta a produção de estrogénio, o conteúdo de água e sódio desse muco se eleva progressivamente, atingindo o ápice no pico de estrogénio pré-ovulatório, então esse muco se torna então volumoso, transparente e com pouca quantidade de células. Esse tipo de muco cervical é altamente permeável aos espermatozóides, facilitando a sua ascensão ao interior do útero. Posteriormente, quando a progesterona começa a ser produzida após a ovulação, o muco se torna novamente espesso e fica impermeável aos espermatozóides.

Com o objetivo de providenciar estimativas mais específicas dos dias férteis da mulher, um grupo de pesquisadores norte-americanos, liderados pelo Dr. Allen J Wilcox (do Epidemiology Branch, National Institute of Enviromental Health Sciences, Durham, USA), desenvolveram um estudo, no qual eles acompanharam um grupo de mulheres e tentaram estabelecer seus dias férteis.

Os autores acompanharam 213 mulheres saudáveis, que desejavam ter filhos e haviam parado o uso de métodos anticoncepcionais. Todas as participantes não tinham relato de infertilidade. A idade das pacientes variava de 25 a 35 anos. Dois terços destas não tinham filhos. Todas foram questionadas quanto à regularidade e duração do ciclo menstrual. As pacientes faziam uma coleta diária da primeira urina da manhã e relatavam os dias em que tinham relação sexual e em que menstruavam. Durante o tempo de acompanhamento, 62% das mulheres engravidaram.

O dia da ovulação foi estimado através da mudança da concentração urinária de metabólitos do estrogênio. No total foram analisadas 696 ovulações. A janela fértil foi considerada como os cinco dias precedentes e o próprio dia da ovulação.

De acordo com o Dr. Allen, foram encontrados ciclos com ovulações variando do oitavo até o sexagésimo dia do ciclo. Sendo que 2% das mulheres apresentaram ovulação no quarto dia do ciclo e 17% no décimo sétimo dia. Mas o pico de ovulações ocorreu entre o 12º e 13º dia do ciclo, com 54% das mulheres pertencentes a esse grupo. Portanto quanto maior o ciclo mais tarde foi a ovulação e, consequentemente, o período fértil. A duração dos ciclos variou entre 19 e 60 dias, mas a maioria das mulheres apresentou ciclos com cerca de 28 dias. De modo geral, os ciclos curtos apresentaram ovulações mais precoces e os mais longos apresentaram ovulações tardias.

Cerca de 16% das participantes relataram ciclos irregulares. Durante o estudo estas pacientes apresentaram, geralmente, ovulações cada vez mais atrasadas, o que fez com que seus dias férteis se estendessem mais ao longo de cada ciclo.

Os autores estimaram que as mulheres apresentam apenas 1% de chances de estarem em sua janela fértil já no segundo dia do ciclo (2º dia de menstruação). Porém, isto muda rapidamente durante a segunda semana do ciclo, visto que mais da metade das mulheres estarão nos seus dias férteis entre o 13º e o 14º dia do ciclo. Eles ressaltaram o fato que o atraso de ovulação ocorreu em boa parte das mulheres, com diferentes durações dos ciclos.

Os autores notaram que em mulheres com ciclos de 28 dias, a janela fértil poderia estar entre o 10º e 17º dia do ciclo. Sendo que apenas 10% dessas pacientes apresentaram ovulação exatamente no 14º dia do ciclo. Portanto, a janela fértil pode ocorrer mais cedo ou mais tarde no ciclo, diferindo muito do que se acreditava (de que a fase folicular do ciclo é fixa e dura 14 dias).

Frente a este estudo, o que se pode concluir é que o cálculo da janela fértil feminina continua impreciso. Sendo assim, os casais com dificuldade para ter filhos, que poderiam se beneficiar das relações sexuais durante o período fértil, não podem contar com a precisão desse método. Mas estes poderiam contornar essa situação e aumentar suas chances de concepção, mantendo duas a três relações por semana, durante cada ciclo.

Já os casais, que usam a abstinência sexual durante os dias férteis como método de contracepção, devem ficar atentos que este método muitas vezes não é efetivo. E que mesmo durante os períodos menstruais algumas mulheres já podem estar nos dias férteis.

 Fonte: Gestante



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

228 comentários a “Ovulação e Menstruação”
  1. Avatar de jessica
    jessica

    tenho uma duvida… o meu periodo veio dia 23 e acabou a 26 de Outobro. tive relaçoes durante a menstruaçao sem protecçao e nos dias 30 e 31 tambem sem proteçao, ha probabilidade de engravidar?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Só é possível engravidar em período fértil, pelo que sugerimos a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/
      No entanto se não quer engravidar que tal começar a usar protecção?

  2. Avatar de Eduarda
    Eduarda

    Olá , Tive Relacao Sem Protecao a 1 Semana no Dia 22 e a menstruaçao tinha encerrado a 2 dias atras,no dia 20 , Desceu Dia 17 !porem eu comprei a PDS Pilem ela tomou no outro dia dia 23 a pilula do dia seguinte mas tomei apas 19 horas depois da relaçao, há algum problema? ,teve umas cólicas forte alguns corrimentos brancos ,porem nao tem mais corrimento e nem cólicas! mesmo a menstruaçao dela tido encerrado a 2 dias e tomando a pilula corre risco de estar gravida? o ciclo dela e de 30 dias quando houve a relaçao estavaa do 6º dia sendo assim corre algum risco? mesmo tomando a pds? e nao ouve a ejaculação interna ! agradeço qualquer ajuda

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de não haver ejaculação interna, vulgo coito interrompido, é completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez.
      Desde o momento que há relações desprotegidas há sempre risco de gravidez já que nem mesmo a pílula do dia seguinte é 100% eficaz.
      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade como a situação que relata.

  3. Avatar de anónimo
    anónimo

    gostava que me esclarecem-se se possivel. eu tomo a pilula,a semana passada quarta , veio me a mesntruação , mas nesse mesmo dia fui medicada com antibiotico de tres dias. ontem tive relações sem proteçao e o meu companheiro ejaculou dentro . á algum problema ? não estou no periodo fertil correcto? ou quem toma a pilula nao tem periodo fertil ? aconselham-me a tomar a pilula do dia seguinte?
    Agredeço uma resposta , obrigada . estou baralhada..

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Nem todos os antibióticos interferem com a eficácia da pílula. Qual o antibiótico em questão?
      Uma das funções da pílula é sim inibir o período fértil evitando assim uma gravidez, no entanto se o antibiótico interferir com a eficácia da pílula poderá originar um período fértil sim.

      1. Avatar de anónimo
        anónimo

        O antibiótico em questão é o genérico do azitromicina( 3 dias ). interfere??obrigada . contudo eu tomei a pilula do dia seguinte , passado 26 horas .. n sei se fiz bem..
        obrigada

        1. Avatar de Planeamento Familiar

          Não, o Azitromicina não interfere com a eficácia da pílula pelo que a toma da pílula do dia seguinte era escusada!

  4. Avatar de Joana
    Joana

    Olá, à uns dias deixei aqui um comentário.
    Tive relações protegidas com o meu namorado, preservativo e nunca houve sinais de roupimento, verificámos sempre, tivemos cuidado.
    Mas, o meu ciclo menstrual é muito regular e a minha menstruação já vai com 5 dias de atraso. Acha que pode ser gravidez? Ando muito preocupada, aguardo resposta.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se a relação foi protegida e se o preservativo foi usado correctamente e se encontrava em perfeitas condições não vemos motivos para alarme.
      Um atraso menstrual não significa necessariamente uma gravidez pelo que sugerimos a leitura de http://www.planeamentofamiliar.com/menstruacao-atrasada-atraso-menstrual/

  5. Avatar de Mydyan
    Mydyan

    Olá boa noite, tenho uma duvida meu proximo periodo fertil será do dia 26 a 30 de novembro, se eu tiver relação no dia 1 e dia dois ainda tenho probabilidade de engravidar??

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O período fértil não termina necessariamente às 23h59 do dia 30, pelo que no dia 1 ainda pode ser arriscado, no entanto só é possível engravidar em período fértil.

  6. Avatar de BabyWanted
    BabyWanted

    Tenho 25 anos e estou a tentar engravidar desde Fevereiro deste ano. Já segui todos os passos para calcular o período fértil e tentar ter relações durante esse período e também já fui ao ginecologista que diz que aparentemente está tudo bem. Estava tão ansiosa na altura que não lhe perguntei metade do que queria saber. Mas ando a cismar, pois já tomava a pílula desde os 17 anos sensivelmente. Comecei com a Miranova (cerca de 1 ano), depois a Diane 35 (cerca de 4 anos), mas como ouvi dizer que poderia causar infertilidade larguei durante cerca de 1 ano, quando resolvi ir ao ginecologista, que me afirmou que tal não era verdade e que o que poderia causar de facto era derrames (varizes). Como tal, receitou-me a Harmonete, que tomei até ao ano passado, quando me passaram a dar o genérico desta. Como tomei durante tantos anos a pílula quase sem interupção, será que o meu organismo está a desabituar-se aos seus efeitos. É que de há cerca de 2 meses para cá tenho sentido as dores menstruais, que enquanto tomava a pílula eram nulas, tenho mais corrimento durante a menstruação e até tenho ganho acne. Será que o meu organismo está a “limpar”?

  7. Avatar de paloma
    paloma

    ola
    eu estava menstruada transei no terceiro dia de menstruaçao e no dia seguinte e ele gozou dentro eu posso estar gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Só é possível engravidar em período fértil, pelo que sugerimos fortemente a leitura de: http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/

  8. Avatar de alguen
    alguen

    ola
    tenho uma duvida,fiquei menstruada dia 18 e acabou dia 21 entao fiquei com meu parceiro nos dias 22,23,25 e 27 sem prevenir e ele gozou dentro todas as vezes corro risco de engravidar.

    obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Se estava em período fértil sim, pode haver essa possibilidade.
      Sugerimos a leitura de: http://www.planeamentofamiliar.com/periodo-fertil-da-mulher-quais-os-dias/

  9. Avatar de Marina
    Marina

    Olá, tenho uma dúvida, fiquei menstruada dia 1 ou 2/10(n recordo direito) tive relações desprotegidas do dia 10 ao dia 14/10 e não tomei nada e no dia 21/10 tive relação mas ele não chegou a gozar e tomei a pilula do dia seguinte. Do dia 24 ao dia 30 tive relação desprotegida e também não tomei nada. Quando foi que engravidei?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Julgo que colocou a questão em duplicado visto que terminámos de responder a esta sua questão.

  10. Avatar de ANA
    ANA

    menstruei dia 08/11 hoje é dia 01/12 é possivel já estar com sintomas de menstruação ou pode ser que estou grávida?

  11. Avatar de Steffany
    Steffany

    minha última menstruação acabou dia 15/11 .. entre os dias 23 e 28/11 estava fértil , porém fiz sexo com meu namorado sem proteção e sem tomar qualquer tipo de remédio e ele ejaculou fora , corre risco de estar grávida ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de não haver ejaculação interna, vulgo coito interrompido, é completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez, pelo que se estava em período fértil evidentemente que pode originar uma gravidez.

  12. Avatar de bia
    bia

    quero fazer cesaria,tenho que ter as datas certinhas da mestruacao p q aconteca?devo ir ao medico primeiro ou ja posso planejar isto em casa e depois ir.obrigada

  13. Avatar de Aanaaaa
    Aanaaaa

    Olá, me tirem uma duvida , tive relações no dia da minha ovulação, nao usei camisinha, meu namorado nao ejaculou dentro e possivel eu estar gravida ?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de não haver ejaculação interna, vulgo coito interrompido, é completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez, pelo que se teve relações desprotegidas e em período fértil evidentemente que pode originar uma gravidez.

  14. Avatar de Aanaaaa
    Aanaaaa

    Mesmo sem ter ejaculado dentro? E possivel? Isso aconteceu ontem, com quanto tempo posso saber se estou gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não é necessário haver ejaculação interna para ocorrer uma gravidez, por isso que o coito interrompido é completamente inútil a evitar uma gravidez.
      O teste de gravidez deve ser feito quando há, pelo menos, 7 dias de atraso.

  15. Avatar de Aanaaaa
    Aanaaaa

    Hum, qual a possibilidade de ser gravidez ?

  16. Avatar de silvia
    silvia

    ola boa tarde e o seguinte a meu período veio no dia 20 de Outubro normal 8 dias que e normal em Novembro apenas veio uma pequena pinga de sangue e não sujou nada apenas o papel higiénico e não durou mais que 5 segundos na semana a seguir voltou a fazer a mesma coisas e ate agora nada.. a minha menstruação era irregular mas desde Agosto que deixei de tomar a pílula para poder engravidar fiz um teste de gravidez hoje com 27 dias de atraso e o resultado e negativo, mas não sei se posso confiar muito devido a 5 anos atrás me encontrar gravida e os resultados davam todos negativos. acabei por descobrir da pior maneira quando estava a ter um aborto….. a única coisa que tenho e os bicos do seio sensíveis, dores de dentes gazes e a menstruação atrasada.. mesmo assim posso estar gravida

  17. Avatar de paloma
    paloma

    bom eu estava tomando remedio anticoncepcional pela primeira vez e transei com frequencia sem camisinha porem continuei a tomar a pilula e junto com isso a pilula do dia seguinte e acabei a cartela dos comprimidos
    toda e a minha menstruaçao nao veio ja fiz 5 testes de farmacia e deu negativo e fiz o de sangue de tbm deu negativo chegou o dia normal do meu ciclo
    e ainda nao desceu posso estar gravida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contraceptivo banal, é sim um contraceptivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de pura irresponsabilidade.
      Sugerimos fortemente a leitura de: http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/ onde irá encontrar a resposta à sua questão.

  18. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Boa tarde. Tomo diane 35 há 6 meses e pela primeira vez o mês passado (dezembro) eu e o meu namorado fizemos relações sexuais sem preservativo, isto foi no dia 27 ás 18h da tarde e dia 24 foi quando começei a tomar a carteira daquele mês, porém dia 29 ou 30 (não me recordo muito bem) esqueci-me de tomar a pilula na qual no dia aseguir (30 ou 31) tomei as duas no mesmo dia com um intervalo de duas horas, poderei estar eu grávida? Estou com receio pois disseram-me que a Diane 35 não é muito eficaz nas relações sexuais e também porque li que a pilula depois da pausa dos 7 dias só torna a ser eficaz depois de voltar a ser tomada durante 1 semana sempre á hora certa. Visto que a ovulação dura 72horas, ou seja, 3 dias e me esqueci de tomar a pilula do 3º dia, ou seja só fez efeito durante 48 horas, poderei estar grávida?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Ou seja, a relação foi na pausa dos 7 dias, certo? Se sim, a pílula é eficaz mesmo durante a pausa dos 7 dias, pelo que não vemos motivos para alarme.
      No entanto é aconselhável o uso do preservativo até perfazer 7 dias de toma correcta da pílula.

  19. Avatar de Ana
    Ana

    Boa tarde
    Gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Tentei engravidar durante quase 2 anos, sem resultado. Depois de várias consultas e exames a mim e ao meu marido o médico mandou-me tomar 3 meses a pilula para descansar e como o meu marido apresentava piócitos no espermograma o médico receitou-lhe o Clavamox para a infecção. Emtretanto estou a acabar o 2º mês de pilula e não queria começar o 3º pois os sintomas da toma da pilula são muito chatos e também porque quero muito voltar aos treinos… Queria o vosso conselho para saber se tomo mais um mês a pilula e se o medicamento do meu marido já terá tido tempo para fazer efeito, ou se posso começar já os treinos. Agradeço a vossa ajuda.

  20. Avatar de Angel
    Angel

    olá estou super preocupada , 30 dias apos meu parto normal comecei a ter relaçoes com meu esposo regurlamente sem proteção nenhuma só com o metodo coito enterronpido e ainda não menstrui faz 3 meses que venho tendo relão sem proteção , posso estar gravida? o pediatra me falou que por eu estar amamentando minha mestruação pode demosrar alguns meses a vim .

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O fato de praticar coito interrompido é completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez.
      Após uma gravidez e durante a amamentação a probabilidade de engravidar é bastante reduzida (mas é possível) precisamente pelo fato de a menstruação ficar desregulada.

      1. Avatar de Angel
        Angel

        Minha mestruação deu um sinalsinho e voltou na mesma hora,fiquei com leves colicas mas não desceu dinovo , pq isso acontece?