Gravidez Psicológica

·

·

, , ,

A maternidade pode tornar-se, para algumas mulheres, na única razão de existência, passando todos os seus conflitos emocionais a ser canalizados e projectados para esse desejo, transformado em obsessão.

A gravidez psicológica pode surgir quando uma mulher, depois de várias tentativas fracassadas, não consegue ser mãe. O desejo leva a que a passe os dias interiorizando as experiências de amigas e conhecidas que tiveram bebés há pouco tempo ou que estão grávidas.

Esta mulher, desesperada e transtornada, tenta conhecer até ao mais ínfimo pormenor as sensações alheias. Vivência todas essas experiências e somatiza-as. O seu dia-a-dia transforma-se e o seu comportamento psicológico fica alterado. Lê tudo o que encontra sobre a concepção, a gravidez e o parto. Compra livros, revistas, vê todos os filmes sobre o tema….

As características principais destes transtornos de somatização, fazem com que se criem sintomas mentais associados a orgânicos, tomando estes uma expressão real. Sintomas de origem somática que se vão desenvolvendo lentamente e que durante meses podem levá-la a acreditar numa gravidez.

A Pseudociese

A gravidez assim somatizada - falsa gravidez - vai decorrendo para ela, aparentemente, como uma gestação normal. A sua forma de agir é como se estivesse grávida e à espera de um filho. Fala das suas náuseas matinais e de como a afectam diariamente e, na realidade, ela sente-as como qualquer outra mulher verdadeiramente grávida; comenta o seu aumento de peso, pois geralmente engorda; da sua fadiga… Veste-se como uma futura mãe, compra o enxoval do seu bebé e com uma ternura doentia começa logo nos “primeiros meses” a montar o quartinho para o bebé imaginário. Ilude a família, os amigos e auto convence-se de que os médicos que não detectaram a sua gravidez, são verdadeiros inimigos. As suas alterações de humor, associadas a uma ansiedade generalizada provocada pela própria doença podem fazer supor as alterações de humor provocadas pelas alterações hormonais durante a gravidez. O desenvolvimento de uma falsa gravidez (pseudociese) inclui transtornos e sinais objectivos de uma gravidez real. Uma mulher psicologicamente transtornada pode sentir amenorreia ou diminuição do fluxo menstrual. náuseas, aumento abdominal... Estas mulheres, vítimas desta somatização, abandonam geralmente as suas consultas de rotina após a consulta a vários médicos e após a realização de vários exames de diagnóstico que sucessivamente não detectam a gravidez.

Parar a tempo

A gravidez psicológica, se não detectada precocemente, pode levar a mulher a manter a sua pseudo gravidez até ao momento do parto. Existem casos - embora raros -  em que na data que a mulher concebeu como terminus da gravidez, sente as dores e se prepara para o parto. Para esta “gravidez psicológica” o acompanhamento de um psicólogo clínico é imprescindível pois, será unicamente ele que norteará os aspectos de somatização, possibilitando assim a reorganização das estruturas psíquicas e ajudando na reestruturação das suas alterações físicas. Esta situação pode tornar-se ainda mais grave, do ponto de vista da psicopatologia, podendo levar por exemplo ao rapto de um bebé recém-nascido, afirmando sempre que é o seu bebé, originando problemas jurídicos de difícil resolução.

Apoio e carinho

A gravidez psicológica pode afectar qualquer mulher. Todavia a maioria dos casos conhecidos foi detectado em mulheres em final do período fértil, após várias tentativas para terem um filho. Outras, não só pelo desejo e ansiedade de serem mães como pela pressão familiar que sentiram ao longo dos anos. Estas mulheres necessitam de todo o carinho e apoio familiar. Para além disso, a família, em especial o companheiro, deve estar atento, acompanhar a mulher ao médico e a todas as consultas para que a mulher não mantenha imaginariamente uma gravidez após um resultado e avaliação negativa da gestação. Se não vigiada esta mulher manterá a sua imaginária gravidez com todos os danos psicológicos que esta pode acarretar. Há que demonstrar à mulher que há sempre uma última solução para ter um filho. A adopção está no fim da linha mas pode ser a solução para os casais em que os tratamentos de infertilidade não são solução. Para além disso, um casal para ser feliz não necessita de ter descendência e o companheiro terá de ser o primeiro a demonstrá-lo com muita compreensão e amor. Destaques:
  • A gravidez psicológica pode surgir quando uma mulher, depois de várias tentativas fracassadas, não consegue ser mãe
  • O desenvolvimento de uma falsa gravidez (pseudociese) inclui transtornos e sinais objectivos de uma gravidez real
  • A gravidez psicológica, se não detectada precocemente, pode levar a mulher a manter a sua pseudo gravidez até ao momento do parto
  • Estas mulheres necessitam de todo o carinho e apoio familiar

Fonte



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

32 comentários a “Gravidez Psicológica”
  1. Avatar de Édna
    Édna

    gostaria de saber se até mesmo o medo intenso de uma gravidez indesejada pode levar a uma gravidez psicológica. nesse tipo de psicose, a mulher sente até mesmo o “bebê” mexer?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Por mais incrível que pareça, a mulher que vive uma gravidez psicológica pode sentir na pele o mesmo que sentem as futuras mães de verdade. Muitas sentem enjoo, têm desejos, apresentam crescimento do abdómen e dos seios, e, em alguns casos raros, é possível até produzirem leite. Agora sentir o “bebé” a mexer não, o que acontece é que muitas confundem os gases e movimentos naturais do intestino com o bebé a mexer-se no útero.

  2. Avatar de Édna
    Édna

    os movimentos naturais do intestino e gases fazem a barriga “mexer”? eu senti isso há alguns dias e fiquei preocupada… mas se fosse pra eu estar grávida, estaria de quase 9 meses… minha barriga está normal e não teve alteração do seu tamanho, bem como minha menstruação está vindo regularmente… será que eu estou com gases então? gravidez é uma possibilidade meio impossível neste caso, né?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sim, pelo que relatou, a gravidez é algo quase que impossível.

  3. Avatar de Édna
    Édna

    na realidade, eu fiquei preocupada e com medo de estar grávida de quase 9 meses sem saber, após ter sentido esses movimentos e após ter visto essa reportagem: http://www.mgnoticias.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7806:mulher-da-a-luz-durante-o-banho-sem-saber-que-estava-gravida&catid=86:giro-pelo-mundo&Itemid=183
    será que estou com o psicológico abalado e influenciado?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não se deve acreditar em tudo o que se lê, claro está que existem sempre fenómenos complicados de explicar, no entanto, há informação oculta nessas notícias, portanto não é fiável tirar conclusões sobre as mesmas.

  4. Avatar de susana
    susana

    boa tarde eu fiz uma laqueacao de trompas a 8 ano e agora sinto a barriga a crescer e doime muitos peitos mas bem me periodo sera que estou gravida ou e gravidez psicologica ajundem

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Bom dia. A minha questão é a seguinte: sou casada e pensámos ter um filho em meados de Março de 2010. Parei de tomar a pilula. Ao fim de um mês, mais ou menos, as pessoas em meu redor começaram a dizer que eu estava com as costas mais largas, e os seios maiores, nos finais de Maio comecei a notar que realmente a minha roupa normal me estava a deixar de servir. Em Junho veio a última mestruação normal. Mas antes fui à ginecologista e contei que queria engravidar e tudo o que já disse, fiz análises, fiz ecografia, estava tudo bem e ainda não havia sinais de gravidez. Em Julho a mestruação não apareceu, em Agosto veio mas não como o habitual, em Setembro não veio outra vez,voltei à médica. Voltei a fazer análises, teste de gravidez negativo,mas ligeira alteração na tiroide, hormona TSH elevada 0,60uIU/mL e T4 Livre menos 0,10. Fiz ecografias à barriga e á tiroide e está tudo bem. Neste tempo de Junho até Setembro a barriga cresceu, as minhas pernas deixaram de entrar nas botas que eram largas porque sempre tive as pernas finas. Em Outubro a mestruação não veio novamente e em Novembro, voltou fora dos parametros normais, voltei a medica, voltei a fazer exames e tudo na mesma, em Janeiro de 2011 senti dores abdominais muito fortes fui ao wc e deitei o que parecia ema gelatina transparente e em seguida sangue,voltei à médica que me mandou ficar de repouso,cumpri as indicações, o certo é que se eu estivesse deitada não havia fluxo sanguineo se me levanta-se para ir ao wc saia um golfada de sangue, e eu sempre tive um fluxo intenso que sujava a cama e tudo. Neste tempo todo senti muitas vezes qualquer coisa mexer dentro de mim, diferente do movimento ondulatorio dos intestinos, e em diferentes partes da barriga. Este mês ainda não me apareceu a mestruação. Já fiz análises hormonais e segundo os médicos esta tudo dentro da normalidade. A médica considera que é gravidez psicológica, mas ao mesmo tempo acha que eu não tenho perfil psicológico para isso acontecer. O certo é que tenho uma barriga muito grande, diferente do que tinha, o meu perimetro abdominal aumentou muito, estou a vestir 2 números acima de soutien, nao consigo vestir calças justas que fazem-me doer a barriga. Tenho muita dificuldade em dobrar-me, coisas simples como colocar a roupa na máquina só consigo fazer de joelhos. E tenho a barriga muito dura. A nível médico os exames que fiz até agora confirmam que está tudo bem, não há gravidez apenas uma ligeira alteração nos valores da tiroide, mas ecograficamente não há anomalias, e segundo os médicos essa alteração de valores não é suficiente para ter aumentado 12Kg.
    A minha mãe diz que estou gravida porque quando ela estava gravida de mim nunca acusou nos exames, mas isto foi á 30 anos. Mas também conheço uma mulher e já ouvi outros relatos na tv de mulheres que estavam gravidas e nunca acusou e com filhos que têm agora 4 ou 5 anos. Poderá isto acontecer? EStou muito preocupada, porque as alterações do meu corpo são notórias, mas a nivel médico esta tudo normal, será mesmo gravidez psicológica? Nós começámos a tentar não tinha que ser logo, não havia ansiedade para que tal acontecesse.
    Agradeço que se possivel me respondam individualmente para o endereço de e-mail. SE quiserem publicar por favor não me identifiquem. Muito Obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Pelo que relatou parece mais com uma gravidez psicológica que uma gravidez real.
      Actualmente é muito pouco provável uma gravidez não ser detectada nos exames.

    2. Avatar de Dulci
      Dulci

      Olá, gostaria de saber o que resultou sua história , afinal vc estava gravida ou não, gostaria de saber, pois meu caso se parece muito com o seu.

  6. Avatar de susana
    susana

    boa tarde eu ando a sentir a barriga a crescer e mexer alguma coisa mas eu fiz uma laqueacao de trompas a 8 ano sera possivel estar gravida

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Após a operação de laqueação, o risco de gravidez da mulher é menos de 1%.

  7. Avatar de matilde
    matilde

    boa tarde, eu e o meu namorado inicia-mos a nossa vida sexual aconteçe que estou com algumas duvidas . estive-mos juntos mas não ouve penetraçao apenas contacto e ele nem ejaculou é possivel engravidar? o período veu-me logo no dia a seguir.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Sendo que o período veio logo no dia a seguir, significa que não estava no seu período fértil, como tal, não será de todo possível ter engravidado.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    A mulher pode ficar GRAVIDA REALMENTE se durante a GRAVIDEZ PSICOLOGICA houver ejacualaçao interna?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Claro que sim, desde o momento que haja ejaculação interna em período fértil há sempre possibilidade de ocorrer uma gravidez.

  9. Avatar de LiLiana
    LiLiana

    Olá, estava a meio da pílula e a menstruação apareceu, no dia seguinte fui à maternidade para saber o que se passava, e disseram-me que o meu organismo estava a rejeitar a pílula. Nesse dia ainda tomei a pílula, mas no dia seguinte já não tomei porque fiquei com medo. No entanto não consegui apanhar consulta com a minha ginecologista e tive relações sem preservativo, mas ele não ejaculou dentro de mim. Passados 9 ou 10 comecei a sentir-me mal disposta sempre que comia e umas dores muito fortes no fundo da barriga. Esperei que fizesse 15 dias e fiz um teste de farmácia e deu negativo. A minha barriga começou a ficar rija e a formar, os seios dói e tenho as dores normais da menstruação, esperei então que a menstruação aparecesse e até agora nada. Repeti novo teste e deu negativo. Posso estar grávida? Está atrasada 3 dias o que não é normal. Podem ajudar-me por favor. Obrigada

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O facto de ter praticado o coito interrompido, ou seja, não ejacular no interior da vagina, em nada previne uma gravidez. Já que parou de tomar a pílula, porque provavelmente o seu organismo estaria a rejeitá-la, ou a dosagem ser baixa para si, encontrava-se desprotegida, e se estava em período fértil, poderá sim ser possível originar uma gravidez. Os estes realizados foram um pouco cedo, já que convém pelo menos esperar pelo 5º dia de atraso menstrual. No entanto, se pretender poderá realizar um teste sanguíneo que além de mais fidedigno detecta uma gravidez mais cedo.

  10. Avatar de Milla
    Milla

    Boa noite. Tive uma relação com o meu namorado, mas não houve penetração e eu não percebi ejaculação em nenhum momento, mas há uns 2 meses comecei a sentir alguns enjoos, tonturas, sinto os meus seios maiores e doloridos, a minha barriga está inchada, e para mim que sou magra e nunca tive barriga ele está enorme. Acordo com tonturas e mal estar e estou sem nenhum apetite,já emagreci 3Kg desde que comecei a sentir esses sintomas. Bom, já fiz 5 exames de sangue e 1 de urina, todos negaivos, 2 ultrassom pélvicos que também não detectaram nada e já fui em 4 ginecologistas que me falaram que eu não estou grávida, mas os sintomas não somem e a barriga está crescendo cada dia mais, sempre tive meu intestino regulado, mas agora está funcionando de 3 em 3 dias, não sei o que fazer, sinto dores nas pernas, fadiga, sonolência. Será que desevolvi mesmo uma gravidez psicológica, porque com esse tanto de exame negativo nem tem margem para dúvidas não é?Por favor, o que eu faço pra tirar isso da cabeça e esses sintomas sumirem? me ajudem

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A questão é parecida a questão que colocou anteriormente, no entanto, no que toca aos sintomas que diz sentir aconselhamos que consulte o seu médico se os sintomas persistirem pois só ele poderá avaliar os mesmos.

  11. Avatar de Sonia
    Sonia

    Boa tarde,
    Gostaria de receber esclarecimentos se estou ou não numa gravidez psicológica.
    Em Março/2011 fiz exames de rotina, incluindo uma ecografia, nela, constava que estava com meu útero em anteversão, como não sabia do que se tratava e se me acarretaria algum problema, perguntei a médica, ela disse que não havia problema nenhum, a não ser que eu quisesse engravidar… mas como não era o caso, já que estava com 46 anos de idade. Com essa resposta só poderia pensar uma coisa, não posso ter mais filhos. Só que para minha surpresa, em Abril engravido e para minha tristeza em Maio (com 7 semanas) sofro um aborto espontâneo o que abalou-me imensamente, senti-me frustrada e impotente. Pois tenho 2 filhas, adultas, e saudáveis, inclusive a mais nova com 20 de idade, acaba de dar a luz a uma linda menina e igualmente muito saudável.
    Embora a médica tenha dito que eu poderia tentar outra vez, eu e meu marido resolvemos não tentar, pois ele disse que não queria que eu corresse mais um risco. Passamos então a evitar o período de ovulação. Só que em Novembro, acabei por confundir as datas… pouco antes do período chegar, comecei a sentir alguns sintomas de gravidez, na dúvida, resolvi esperar até o dia previsto e caso não viesse faria o teste de farmácia. No dia 10/12/2011 (data prevista), veio a menstruação normalmente (um pouco mais forte do que o normal) então pensei, não estou grávida. No 3º dia do período, como já havia comprado, resolvi pintar meu cabelo. Mas para meu espanto, já estamos no dia 20/11/2011 e continuo a sentir os sintomas de gravidez: seios sensíveis, as veias dos seios bem visíveis, enjoos, sinto meu útero dilatado e duro, minhas calças chegam a me incomodar, pois aperta na região do útero
    Minha médica está de férias e só retorna em Janeiro/2012.
    Já ouvi falar de casos raros que a mulher menstruou durante a gravidez, estou muito confusa. Será que é possível eu estar grávida; ou pode ser uma gravidez psicológica por ter sofrido recentemente um aborto espontâneo?
    Agradeço imensamente a respostas para minhas dúvidas

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Não há casos, ainda que raros, em que há menstruação na gravidez. Simplesmente não é compatível, pode sim haver snagramentos o que não constitui uma menstruação.
      Para se “acalmar” e tirar dúvidas pode sempre realizar um teste de gravidez para confirmar.

  12. Avatar de Silvia
    Silvia

    Aminha última menstruação veio a 14 de Junho de 2012 e fiz dois testes de farmácia e deram positivo e tenho sintomas de gravidez como seios inchados e doridos, sinto-me mais inchada, dores como se estivesse para vir o periodo e por vezes dores de costas, é possivel que seja uma gravidez psicologica.
    Obrigada.

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Pelo que relatou das situações anteriores tudo indica que seja mesmo uma gravidez. Já refez a eco?

  13. Avatar de Luana
    Luana

    Ola , eu estou confusa se estou com uma gravidez normal ou psicologica , minha ultima menstruação veio dia 28 de agosto , tive relação no dia 13 de setembro , meu parceiro ejaculou dentro , eu tomei a pilula do dia seguinte , mais eu acho que meu corpo rejeitou , pois me deu nauseas , esperei minha menstruação vir no dia 28 , mais ela não veio , achei que estava atrasada por causa do remedio , depois de 15 dias de atraso fiz um teste de farmacia , apareceram 2 fitas , uma escura e uma clara , depois de uma semana fiz novamente o teste , apareceram 2 fitas novamente , uma escura e outra um pouco mais clara , ate hoje minha menstruação não veio , eu sinto nauseas , tontura , dores na barriga , dor de cabeça , pode ser uma gravidez psicologica ?

  14. Avatar de Joana
    Joana

    Oi eu tenho 17 anos no mês de agosto eu tomei uma injeição de um mês para evitar gravidez no mês de setembro minha mestruação veio duas vez no mês dai não repet a dose da injeição, ja no mês de outubro minha mestruação passou da data de vim então achei que estava gravida dai fiz um teste de farmacia e deu negativo, mesmo assim contei pra todo mundo que estava gravida dai resolvi ir na casa de uma macumbeira pra ver se realmente eu etava gravida ela leu minha mão e disse que eu estava dai começei a sagrar passei uma semana sangrando dai resolvi fazer um exame de sangue e deu negativo ai fui em outra mãe de santo ela me rezou e disse vc esta gravida, fui em outra ela me disse a mesma coisa só que essa semana fiz uma ultrasson e o medico disse que não viu nada que eu não estava gravida estou na duvida crueu será que eu estava gravida e perdi ? será que os exames podem ter dado errado ? será que da pra confiar nas mães de santo ? ou será que eu estou com uma gravidez psicologica? me ajudem por favor alguem me responda

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      O teste de gravidez, obviamente, é mais fiável que qualquer palpite/suposição/afirmação que possa ter sido feita, já que eles avaliam o valor do beta hcg presente quando há uma gravidez.

  15. Avatar de karen
    karen

    olaa gente estou com uma duvida cruel pois estou com os sintomas de uma suposta gravidez me sintoo inchada e quando fui sem camisinha com meu namoradoo e acabou acontecendo o inesperado ele ejaculou dentro só que fiz o exame de sangue deu ”não reagente”mais a mulher falou q pelo fato de eu ter ficado nervosa na horaa pode ter dado algo errado mais nao entendi nada ela falo q devo fazer denovo kk’quando deito sinto umas tremidinhas de leve to urinando mt e comendo demais e sinto um casaço e sono em excesso sera que tenho chances de estar?

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      Mesmo que não houvesse ejaculação interna, vulgo coito interrompido, era completamente inútil no que toca a prevenir uma gravidez.
      O teste de gravidez deve ser feito quando há, pelo menos, 7 dias de atraso menstrual, já tem?

  16. Avatar de maria
    maria

    tive uma relação sexual dia 23\12\12 minha logo depois tomei a pilula do dia seguinte minha ultima menstruação foi dia 06\12\12 até dia 11\12\12 era pra minha menstruação voltar dia 051\2013 mas ta atrasada há 12 dias e não quero de jeito nenhum uma gravidez tenho muito medo mesmo estou até com umas crises de choro de tanto medo de ter engravidado mas estou com os seios inchado doloridos com veias mais aparentes e algumas cólicas como se fosse vir minha menstruação mas não vem e minha barriga em alguns dias está dura e em outros dias não esta mais posso estar com gravidez psicológica devido o medo?
    me respondam por favor

    1. Avatar de Planeamento Familiar

      A pílula do dia seguinte não é nem deve ser considerada como um contracetivo banal, é sim um contracetivo de emergência que como o nome indica só deve ser tomada em situações de emergência e não de completa irresponsabilidade.
      Se não quer de forma alguma uma gravidez que tal começar a ser responsável e usar proteção?
      Em relação ao atraso a toma da pílula sugerimos fortemente que leia: http://www.planeamentofamiliar.com/pilula-do-dia-seguinte/