A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) promoveu hoje, no auditório da SME (Secretaria Municipal de Educação), o seminário sobre amamentação, cujo tema foi “Hospital Amigo da Criança, Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”. O evento, que reuniu mais de cem profissionais da área, é uma das actividades em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, que segue até sábado. Na programação, estão ainda acções educativas que serão realizadas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e na Maternidade do HSJB (Hospital São João Batista), entre elas, exposições, palestras, apresentações teatrais, café da manhã e exibições de vídeos.

O objectivo das actividades, segundo a secretária municipal de Saúde, Suely Pinto, é fortalecer e destacar a contribuição dos dez passos das estratégias do HAC (Hospital Amigo da Criança), das UBAAM (Unidades Amigas da Amamentação) e da alimentação saudável para a melhoria das taxas de amamentação no município. O HSJB detém o título de Amigo da Criança desde 2002.

– O aleitamento materno tem importância social, porque é mais barato, não tem contaminação, cria vínculo entre mãe e filho, tem anticorpos e principalmente reduz a mortalidade infantil – disse a secretária. Segundo ela, o sucesso do aleitamento materno depende, em grande parte, do apoio dado às mulheres durante a gestação e após o parto, seja pelos serviços de saúde, familiares ou a sociedade.

– Esse apoio é indispensável para o fortalecimento da amamentação e por actuar positivamente sobre a duração da amamentação, seja na forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida. A amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebé. Com isso, pretendemos reforçar a importância da amamentação para a saúde da mulher e para o desenvolvimento e saúde da criança – falou a secretária, destacando que o título de HAC significa que o HSJB possui uma rede de apoio ao aleitamento materno.

O director da SAH (Sociedade Autónoma Hospitalar), Sebastião Faria, disse que o banco de leite reformado e inaugurado no HSJB na semana da amamentação do ano passado é motivo de orgulho para a rede de saúde do município.

– O antigo banco estava fora das normas. Fizemos um projecto e implantamos um novo banco de leite que se tornou um dos melhores do Brasil. O banco veio ajudar a instituição a receber o título Amigo da Criança e apoiar o trabalho de aleitamento materno no HSJB – afirmou o director, ressaltando que todos os anos o HSJB recebe auditoria do Ministério da Saúde e o hospital tem conseguido manter o título.

Sebastião Faria enfatizou que o leite materno é uma vacina natural e ajuda a reduzir a mortalidade infantil.
– O trabalho desenvolvido pelo banco de leite consciencializa as mães que têm a possibilidade de doar leite, daí a importância do banco para as mães que não dispõem de leite suficiente – disse.