O que é tão surpreendente sobre as pessoas é que quando percebem algo que preocupa a percepção das pessoas, há sempre o risco de que os fatos serão ofuscados pelo mito. Embora seja fácil de reconhecer que essas coisas acontecem, explicar porque acontecem é menos fácil.

Uma das coisas que está enrolada de fatos e mito é a gravidez. A cortina de ideias em torno da gravidez é tão intenso que às vezes se torna impossível dizer que uma é verdadeira e que uma é apenas um produto da imaginação de alguém. Um desses mitos é a crença de que não se vai engravidar quando se está amamentando.

Amamentação e Gravidez

Antes de partimos para explicar a correlação entre a amamentação e gravidez, é melhor estar ciente de alguns fatos. Quando uma mulher está amamentando, isso significa que ela está alimentando o seu bebé em linha reta de seu corpo. Por outro lado, a gravidez é comummente definida como uma condição em que uma mulher está carregando em seu ventre um bebé.

Então, qual o relacionamento entre o aleitamento materno e as chances de gravidez?

É uma crença comum de que uma mulher que amamenta não vai engravidar. É preciso qualificar essa afirmação dizendo que uma mulher que amamenta não vai engravidar enquanto ela está amamentando. Dado que isto é assim, será melhor para explicar por que isso é assim. A verdade é que enquanto a mulher está amamentando, ela não é susceptível de engravidar no decurso da lactação. Esta condição é conhecida no meio médico como o método de amenorréia lactacional (LAM). Método de amenorréia lactacional é um processo natural de evitar a gravidez que se baseia na infertilidade pós-parto que só ocorre quando a mulher está amamentando.

Amamentação é o Seguro da Mulher contra a gravidez?

Embora seja uma crença comum de que a amamentação vai ajudar a mulher a evitar a gravidez, este não é o caso. Embora seja verdade que a amamentação pode ajudar a mulher a não engravidar, existem muitas condições que ela tem de cumprir totalmente a fim de evitar a gravidez. Seguindo estritamente a esses requisitos é a chave para tornar o aleitamento materno o melhor meio para evitar a gravidez, porque é um caminho natural para evitar a gravidez. Esses fatores incluem o seguinte:

  • O primeiro requisito para tornar a amamentação um meio eficaz para ajudar a mulher a evitar a gravidez é que a amamentação deve ser a única fonte de nutrição para o bebé. Se a mãe utiliza outros métodos, como bombeamento e alimentação do bebé alimentos sólidos, a eficácia do método de amenorréia lactacional é bastante reduzido;
  • Para tornar a amamentação um meio mais eficaz de evitar a gravidez, a mãe deve amamentar o seu criança, pelo menos, quatro horas durante o dia e pelo menos a cada seis horas à noite;
  • A criança não deve ter mais de seis meses;
  • Outra chave fator na tomada de método de amenorréia lactacional evitar a gravidez é que a mulher não deve ter tido a doença antes;