Portanto, para resumir, o muco servical é secretado pelo colo do útero, sob a influência do estrógeno, hormona feminina secretada pelos ovários. Corre ao longo da vagina e é sentido ou visto pela mulher ao nível da vulva (pode reparar, por exemplo, na parte inferior da roupa interior).

O muco é um sinal de fertilidade. Ele está presente ao longo de todo o ciclo sob diferentes aspectos. O seu papel no momento da ovulação é proteger, nutrir os espermatozoides (se houver) e de os transportar através das vias genitais femininas até ao óvulo nas trompa. Sem muco, os espermatozoides depositados na vagina (meio ácido) morrem facilmente. Logo que o
muco aquoso mude e apareça o muco clara de ovo, o período fértil da mulher começa.

Como o identificar e em que período surge no ciclo?

O muco pegajoso:

glaire-collanteApós o período menstrual, a mulher, geralmente, não observa nenhuma secreção: ela não vê nada e sente-se perfeitamente seca. Este período é infértil mas a sua duração é muito variável de ciclo para ciclo e de mulher para mulher.

Depois, o muco que se começa a observar é muitas vezes branco opaco e pegajoso. Este muco ainda não é favorável aos espermatozoides mas a sua chegada anuncia o inicio do período fértil.
Ele é menos fértil porque, se o analisarmos ao microscópio eletrônico, parece uma rede de malhas completamente apertada dentro da qual os espermatozoides têm dificuldade em circular.

Por vezes, não vê o muco pegajoso, mas a mulher sente-se bruscamente úmida: é sinal de um ligeiro fluxo de muco líquido, que também anuncia o inicio do período fértil.

O muco aquoso: líquido…

glaire-acqueuseEm seguida, o muco vai modificando de dia para dia: de branco passa a transparente. Ele pode ser ligeiramente esticado entre dois dedos em filamento ou em vela. Ás vezes, algumas mulheres não são capazes de recolher muco entre os dedos mas sentem uma sensação de umidade várias vezes durante o dia.
Tudo isto é característico do período fértil. Estes são sinais de que a ovulação se aproxima. Na verdade, é o estrogênio secretado pelos ovários que faz o muco líquido e filante e são essas hormonas que vão fazer amadurecer os folículos que contêm os óvulos nos ovários: o corpo prepara-se em diferentes locais para o mesmo evento.

O muco clara de ovo, o mais fértil

glaire-beFinalmente, o muco torna-se mais filante (esticável) e transparente. A mulher pode ter a sensação de estar molhada ou lubrificada (como se tivesse óleo). Este momento do ciclo é tão característico que a maioria das mulheres o sente, sem saber necessariamente o que ele significa. Este período corresponde ao momento de maior fertilidade. Ao microscópio podemos observar que as malhas do muco são eliminadas e que os espermatozoides circulam muito rapidamente. Porquê? Porque a ovulação é iminente ou está a ocorrer. Isto corresponde a um pico de secreção de estrógeno, seguido de uma queda acentuada. No dia seguinte, a segunda hormona do ciclo assume o controlo e é secretada em quantidade: é a progesterona que faz coagular o muco e aumentar ligeiramente a temperatura. Resultado: o muco desaparece bruscamente ou torna-se branco e pegajoso. O período fértil termina e inicia-se o período infértil pós ovulatório que dura 14 dias até à menstruação seguinte.

Espero que vos possa ajudar…

Fonte: bibou